A Samsung começou a vender, na Coreia do Sul e em parceria com a operadora SK Telecom, o Galaxy Quantum5, aparelho basicamente idêntico ao Galaxy A55, mas ainda mais seguro.

Segundo o SamMobile, o dispositivo tem chip que se utiliza de conceitos da física quântica para gerar números efetivamente aleatórios, utilizados para criptografá-lo. Com esse “chip quântico”, o Quantum5 é bem mais resistente a ataques de hackers via força bruta.

publicidade

Esse chip é denominado Quantum Random Number Generator (QRNG) e desenvolvido pela ID Quantique. Ele é utilizado especialmente para criptografia e descriptografia de informações importantes, como dados da biometria do usuário cadastradas no aparelho, logins e senhas.

Homem sorrindo para um celular que está segurando; do lado direito, modelos do Quantum5
Dispositivo está em pré-venda na Coreia do Sul (Imagem: Divulgação/Samsung)

Samsung Galaxy Quantum5: especificações

Como dissemos acima, o “dispositivo quântico” é similar ao A55, diferenciando-se mesmo pelo chip especial. Confira:

  • Chipset Exynos 1480;
  • 8 GB de memória RAM;
  • 128 GB de armazenamento;
  • Tela de 6,6″ com tecnologia Super AMOLED de 120 Hz;
  • Sistema de câmeras traseiro triplo (50 MP + 12 MP + 5 MP);
  • Bateria de 5.000 mAh com carregamento rápido de 25 W;
  • chip QRNG da ID Quantique.

Leia mais:

Preço e onde comprar

Por enquanto, como o modelo só está disponível na Coreia do Sul e em parceria com uma operadora de telefonia local, imagina-se haver poucas chances de a Samsung comercializá-lo em outros mercados, como o nosso, mas a empresa não deu resposta oficial.

O Olhar Digital entrou em contato com a Samsung Brasil para saber se o dispositivo será vendido por aqui e aguarda resposta. Assim que a empresa nos responder, atualizaremos esta reportagem.

Na Coreia do Sul, por sua vez, o Quantum5 já está em pré-venda, com os primeiros modelos começando a ser entregues já nesta terça-feira (3). O dispositivo sai por KRW 618,2 mil (R$ 2,6 mil, na conversão direta).

Simulação do dispositivo sendo mergulhado na água
Dispositivo é similar ao A55 no quesito hardware (Imagem: Divulgação/Samsung)