Já é de conhecimento geral que os smartphones são indispensáveis em nosso dia a dia. Por isso, é importante buscarmos formas de protegê-los contra avarias, como usando acessórios como capas e películas. Contudo, os componentes internos como a bateria também merecem atenção.

Para aumentar a vida útil do dispositivo e melhorar o seu desempenho, é importante dar atenção para a bateria, que tende a se deteriorar se não houver cuidado. Um dos pontos que merecem atenção é, justamente, o seu carregamento.

publicidade

Para garantir que o carregamento seja feito da melhor maneira, é importante investir em acessórios originais, compatíveis com a capacidade do celular. Também é preciso se atentar a forma como se carrega o aparelho, na porcentagem correta. Veja mais informações abaixo!

Qual é a porcentagem ideal para carregar o celular?

É bastante comum que as pessoas deixem o dispositivo conectado à tomada durante toda a noite, para carregá-lo enquanto dormem. Contudo, isso não é bom para a saúde da bateria.

Para evitar esse problema, alguns smartphones iOS (iPhone) e Android já contam com uma função integrada de limite de carga. Quando atingem 80%, eles suspendem automaticamente o fluxo de corrente, parando de receber energia.

Sobre a capacidade mínima e máxima, o recomendado é manter a bateria entre 20% e 80%, para ajudar a prolongar a vida útil do aparelho e aproveitar os ciclos de carga. Portanto, se o seu aparelho não oferece essa função automática, é recomendável não deixar o celular na tomada durante toda a noite.

Leia mais:

Há quem diga que o ideal é sempre colocar o celular para carregar quando ele estiver entre 30% e 50%, mais precisamente com 40%, sendo o melhor ponto para o carregamento.

mulher usado celular com carregador plugado na tomada
Imagem: rawpixel/Freepik

Caso se esqueça de carregar com esse valor, tem outro ponto bastante importante: evite deixar o celular ficar com a bateria abaixo de 20%. Isso porque, as baterias de lítio, que são o padrão do setor, se desgastam mais rápido quando ficam abaixo desse valor, diminuindo sua vida útil.

De forma geral, os fabricantes de smartphones recomendam que os usuários nunca deixem o aparelho chegar a 0% de bateria para fazer a recarga.

E caso não tenha conseguido deixar o celular chegar aos 100% de bateria, não se preocupe: acima dos 80% ele já pode realizar todas as suas funções. Portanto, pode ser retirado da tomada.

Alguns dos erros comuns ao carregar o celular são:

  • Não usar um carregador original;
  • Carregar o celular no computador;
  • Deixar o celular descarregar por completo.
Celular sendo conectado no carregador
Créditos: Shutterstock