Um grande “problema” de qualquer aparelho eletrônico é a longevidade da sua bateria, mas como fazer com que sua vida útil seja mais longa?

Com o uso normal ao longo do tempo, uma bateria de íon de lítio vai se degradando, e eventualmente ela chega a um ponto crítico, mas existem soluções para amenizar essa questão. Assim, com o seu uso contínuo, uma bateria de lítio perde gradualmente sua capacidade, então é apenas uma questão de tempo até que um celular comece a apresentar esse tipo de problema.

publicidade

Dessa forma, é importante melhorar seus hábitos de carregamento, que influenciam diretamente na vida útil da bateria. Como nós fizemos alguns meses atrás aqui no Olhar Digital, o Washington Post reuniu algumas dicas bem úteis para ajudar o seu celular a não sofrer com isso antes do tempo.

Leia mais:

publicidade

Para fazer sua lista, o jornal norte-americano consultou dois cientistas especializados em baterias de lítio. Os dois cientistas são Gregory A. Keoleian, da Universidade de Michigan, e Michael G. Pecht, da Universidade de Maryland.

Segundo eles, os fatores que mais influenciam na degradação da bateria são a temperatura, o estado de carga e a taxa de carga. O primeiro passo que eles recomendam é seguir os conselhos específicos de cada fabricante. Por exemplo, a Apple oferece algumas dicas para aumentar a duração da bateria do seu iPhone, assim como a Samsung.

publicidade

Confira as dicas dos dois cientistas a seguir:

Não carregar até chegar a 20% aumenta a vida útil da bateria

Todos os smartphones contam com um número máximos de ciclos, ou vezes que a bateria pode ser totalmente descarregada e recarregada novamente. Esse número geralmente varia entre 300 e 1.000 vezes.

publicidade

Uma boa dica é não começar a carregar até que sua bateria chegue a cerca de 20%. Outra sugestão é parar o carregamento quando a carga chegar a cerca de 80%. Assim, você consegue aproveitar ao máximo cada ciclo, mantendo a bateria menos “estressada”.

A verdade é que, quanto mais devagar você carrega, menos danos você causa na bateria. Atualmente, alguns produtos contam com carregamento ultra rápidos, que usam carregadores especiais. Usar esse carregadores no dia a dia pode não ser uma boa ideia. Carregar o mais rápido possível é ótimo quando você está com pressa, mas Pecht diz que você deve evitar quando não precisar.

Não recarregue a bateria até 100%, e também não deixe zerar

Normalmente, carregamos os celulares durante a noite enquanto dormimos, o que é bom. Entretanto, também os conectamos no caminho para o trabalho ou em uma mesa o dia inteiro. “Evite manter as coisas conectadas 24 horas, 7 dias por semana”, diz Keoleian, pois isso pode fazer com que a capacidade da sua bateria diminua.

O inverso também é verdadeiro, pois estar completamente vazio não é saudável para a bateria, portanto, evite deixar zerar, se puder. Além disso, Pecht recomenda armazenar com cerca de 50% de carga os dispositivos que você não planeja usar por um bom tempo.

Existe um mito que diz que você precisa descarregar e recarregar totalmente de vez em quando, o que apagaria a “memória” da bateria. Vale citar que isso se aplica às baterias de chumbo-ácido, mas não vale para as baterias de lítio usadas nos nossos smartphones.

Não deixe a bateria ficar muito quente

As baterias ficam mais “sadias” com temperatura de até 72º graus centígrados ou menos. Expor a bateria acima de 90º é considerado prejudicial para sua química. Assim, preste atenção para não deixar o smartphone sendo carregado sob a luz do sol, por exemplo.

Além disso, temperaturas mais baixas, mas ainda acima de zero, não são tão ruins, embora alguns fabricantes desaconselhem fazer o carregamento no frio extremo.

Não fique preocupado em carregar um dispositivo mais recente

Muitos aparelhos eletrônicos mais recentes contam com tecnologias para fazer um carregamento inteligente, ajudando a prevenir automaticamente alguns dos erros citados acima, aumentando assim a vida útil da bateria.

Vários notebooks podem ficar em estação de ancoragem por semanas, pois já contam com um sistema que para o carregamento com a carga abaixo de 100%. Mesmo assim, Keoleian diz que é uma boa ideia desconectar.

Os iPhones a partir do iOS 13 contam com um recurso de carregamento otimizado de bateria, que acompanha a sua rotina e garante que o carregamento esteja cheio antes de você acordar, mas interrompendo a carga antes de chegar a um ponto que possa danificar a bateria, reduzindo sua vida útil.

Não troque de aparelho, e sim de bateria

Mesmo quando a vida útil bateria do seu celular estiver finalmente esgotada, você não precisa se livrar dele, já que faz muito mais sentido simplesmente trocá-la. Assim, vale entrar em contato com assistência técnica da fabricante, para saber se existe como substituir a bateria.

Fazer essa troca de bateria é algo que você pode fazer fazer sozinho, ou com a ajuda de um site de reparos, como o iFixit. Assim, você pode não só economizar, mas também ajudar o meio ambiente. 

Via The Washington Post

Imagem: Andrew Raybalko/ Shutterstock

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal.