A China está prestes a lançar mais um candidato no novíssimo mercado dos carros voadores. Eles ainda não existem em produção comercial, nem definiram uma legislação sobre o tema no mundo. Mas os primeiros protótipos já começaram a decolar por aí.

E nesse momento, ainda embrionário, o mais legal é ver a criatividade dos projetos. O Land Aircraft Carrier, da AeroHT, o braço aéreo da montadora elétrica XPeng, por exemplo, se destaca por ser um 2 em 1. Explico.

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A XPeng sonhava em fazer um carro que poderia se locomover pelo ar e pela terra. Os primeiros desenhos eram de veículos “normais”, só que com hélices no topo. O problema é que os primeiros carros voadores da marca ficaram muito pesados – sem contar que as hélices danificavam a lataria a cada buraco no asfalto.

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Alguns anos se passaram e os engenheiros resolveram mudar um pouco a abordagem. Em vez de um veículo 2 em 1, eles entregaram dois veículos diferentes em um só produto!

Para ficar mais claro, assista ao vídeo oficial de promoção do Land Aircraft Carrier:

Meio Cybertruck, meio drone

  • A comparação com a Cybertruck, da Tesla, é inevitável.
  • Essa mini van futurista deve funcionar como uma espécie de “porta-aviões”.
  • O carro tem três eixos com 5,5 metros de comprimento, 2 metros de largura e 2 metros de altura.
  • De acordo com a Xpeng AeroHT, o modelo é um elétrico de autonomia estendida com uma plataforma de alta voltagem de 800 V.
  • Ele tem um motor de combustão interna sob o capô, que não transfere nenhum torque para as rodas.
  • Em vez disso, ele fornece energia para motores elétricos e uma bateria.
  • A autonomia mista deste porta-aviões chega a 1.000 km e, graças ao sistema de 800 V, ele pode carregar a aeronave de 30 a 80% em 18 minutos.
  • Como você pôde ver nas imagens, o veículo terrestre ainda não está em sua versão definitiva, uma vez que não conta com retrovisores (sendo proibido, assim, de circular por aí).
  • Isso, porém, deve ser resolvido com o tempo.
  • Já sobre o “drone“, o carro voador da XPeng é enxuto e cabe no porta-malas da mini van (com as hélices dobradas).
O veículo voador ficará no “porta-malas” da mini van, onde poderá ser recarregado – Imagem: Divulgação/XPeng
  • Pelo que vi nas imagens, o eVTOL (veículos elétricos de decolagem e pouso vertical) consegue abrigar duas pessoas simultânea e confortavelmente.
  • Ainda não há muitas informações sobre o modelo, mas a empresa afirma que, com carga total, a aeronave pode suportar entre 5 e 6 voos.

Preço e data de lançamento

A XPeng AeroHT está planejando a primeira demonstração pública do modelo no Zhuhai Airshow, que ocorrerá entre os dias 12 e 17 de novembro deste ano. O veículo também será exibido no Guangzhou Auto Show no final daquele mês.

Aos interessados, a pré-venda começa ainda em 2024, com produção inicial prevista para meados do ano que vem, após a inauguração de uma fábrica específica para montar o carro voador em Guangzhou. Será uma planta com capacidade para produzir até 10 mil veículos do tipo por ano.

A companhia estima que os primeiros modelos devem chegar aos clientes em 2026 apenas. E, como você já deve imaginar, será coisa para milionário.

Ainda não há um preço oficial, mas a XPeng disse que o Land Aircraft Carrier não sairá por mais de 2 milhões de yuans. Fazendo a conversão, estamos falando em US$ 280.740.

Fazendo a conversão de novo, isso significa que o carro voador 2 em 1 deve custar mais de R$ 1,5 milhão.

Olhando assim de longe, ele parece mesmo um drone gigante – Imagem: Reprodução/YouTube/XPeng

As informações são do Electrek.