O sistema de pedágio automático estreou neste mês em novo trecho da rodovia brasileira SP-333. Além de São Paulo, o modelo já está em funcionamento em outros estados, como Rio de Janeiro e Minas Gerais, e prevê a cobrança das tarifas de forma automática.

As primeiras experiências com o pedágio sem necessidade de parada, no entanto, foram mistas, com motoristas reclamando da falta de disponibilidade de postos para cadastro.

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Pedágio automático estreia em rodovia de São Paulo

O sistema Free Flow usa tecnologia para identificar veículos e cobrar as tarifas de pedágio automaticamente. A promessa é que o modelo agilize o trânsito e modernize as rodovias.

De acordo com a Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), o pedágio sem cancela começou a funcionar no último dia 4 em dois pontos na rodovia SP-333: no km 179 de Itápolis e km 110 de Jaboticabal.

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Pedágio Free Flow já está disponível em outros trechos da rodovia paulista (Imagem: Divulgação/ANTT)

Além de São Paulo, o Free Flow já está presente em dez pontos nos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, e em rodovias federais, como a BR-101 (a Rio-Santos) nas regiões de Mangaratiba (RS), Paraty (RJ) e Itaguaí (RJ).

Segundo a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), foram cerca de 15,9 milhões de passagens registradas até agora.

Como funciona o pedágio automático – e como não levar multas

O Free Flow tem pontos instalados nas rodovias com câmeras e sensores para identificar a placa do veículo. Quando o automóvel passa, a informação é registrada, cruzada com um banco de dados e a tarifa é gerada. O pagamento acontece de duas formas: por meio das tags, ou direto no site da concessionária da rodovia.

Novo trecho do pedágio sem paradas fica no interior de São Paulo (Imagem: Reprodução/Free Flows)

Para os motoristas que têm os dispositivos de identificação instalados no para-brisa (como as tags Sem Parar, Veloe, ConectCar e coutras), a cobrança é automática e oferece descontos para veículos de passeio.

Já para quem não tem as tags, é necessário se cadastrar no site da concessionária responsável pelo trecho. No caso da rodovia de São Paulo, é a EcoNoroeste. O motorista tem até 15 dias após passar pelo pedágio para efetuar o pagamento no site, aplicativo de celular, totem de atendimento ou canal de comunicação da empresa, seja por boleto ou débito em conta.

Quem passar o pedágio sem pagar a cobrança pode ser multado por evasão, infração que prevê cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e multa de R$ 195,23. A responsável por regulamentar as cobranças no Brasil é a ANTT. O Olhar Digital deu detalhes de como funciona o pagamento e o sistema aqui.

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Motoristas reclamaram de falta de pontos acessíveis para atendimento presencial (Imagem: CCR RioSP)

Sistema sem paradas ainda tem problemas, mas deve se expandir

A adoção do sistema pela ANTT deve acontecer de forma gradual até 2030, até substituir todas as praças de pedágio convencionais. A expectativa é que os trabalhadores desse serviço sejam incorporados na nova operação.

No entanto, as primeiras experiências com o pedágio automático não foram tão positivas. Muitos usuários tinham dúvidas sobre como se cadastrar e realizar os pagamentos, gerando multas desconhecidas.

Em abril deste ano, a Justiça Federal do Rio de Janeiro suspendeu cobranças após 660 mil multas por evasão serem questionadas, alegando “escassez de pontos de atendimento presenciais acessíveis aos consumidores, além de penosos entraves burocráticos para o pagamento da tarifa e do abuso do poder de polícia da ANTT (…), desconsiderando o caráter experimental do sistema de cobrança”. A decisão foi derrubada no mês seguinte após recurso.

Leia mais:

Ainda assim, a intenção é que o sistema se expanda no Brasil:

  • De acordo com o UOL, o objetivo da Free Flow e da ANTT é criar rede integrada de cobranças automáticas em longas distâncias, eliminando a necessidade de parar em pedágios;
  • A partir de 17 de novembro, o pedágio automático da empresa iniciará operação na Rodovia Tamoios, no litoral norte de São Paulo, no km 13,5;
  • A instalação fica na região entre Caraguatatuba e São Sebastião e terá tarifa fixa de R$ 4,80;
  • Há estudos para implantação na Rodovia Padre Manuel da Nóbrega, no litoral Sul paulista.