Os pedágios “Free Flow”, onde não há cancelas e a cobrança da tarifa é automática, já estão funcionando em trechos da BR-101 (Rio-Santos). A tecnologia está em período de teste durante este mês. Por isso, os condutores não serão cobrados nessa fase piloto — apenas a partir de março, quando o sistema começa a operar de fato.

A forma de pagamento é parecida com algumas já existentes, como o Sem Parar, ConectCar, Veloe e Taggy. A única diferença é que não haverá cancelas, como nos pedágios normais. Câmeras vão identificar os veículos por tags instaladas nos para-brisas ou pela placa.

publicidade

Leia mais:

A identificação do carro para a cobrança pode ser feita das seguintes formas: 

publicidade
  • Tag de radiofrequência: neste caso, o motorista recebe sua fatura mensalmente e precisa colocar uma tag no para-brisa. 
  • Leitura de placa: o condutor pode acessar as cobranças pelo site ou pelo aplicativo da concessionária, podendo pagar por PIX, cartão de crédito ou carteira digital.
pedágio
Foto: CCR RioSP/Divulgação

Aqueles que passarem pelo pedágio e não pagarem o valor após 15 dias corridos vão cometer uma infração grave de trânsito, que resulta em cinco pontos na CNH do motorista e multa no valor de R$195,23.

pedágio
Foto: CCR RioSP/Divulgação

Sistema free flow pode pesar menos no bolso

Motoristas com tag terão 5% de desconto nas tarifas. Veículos leves terão dedução progressiva a partir da segunda passagem pelo local de cobrança, desde que seja no mesmo sentido e mês. De acordo com a concessionária CCR, que administra a Rio-Santos, os descontos vão variar de 5% a 70%.

publicidade

Outro projeto que deve ser testado em breve é a cobrança por quilômetro rodado. Neste caso, o condutor irá pagar proporcionalmente pelo espaço que rodou. 

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!