Na última quarta-feira (4), a sonda espacial BepiColombo realizou seu quarto sobrevoo por Mercúrio com um plano arriscado, já que, por conta de alguns problemas nas operações anteriores, a nave foi enviada a uma distância mais próxima do planeta para obter assistência gravitacional. Felizmente, a dinâmica foi um sucesso – e a sonda ainda registrou novas imagens incríveis.

Entenda:

publicidade
  • No quarto sobrevoo por Mercúrio, a sonda espacial BepiColombo registrou novas imagens do planeta;
  • As imagens foram obtidas na quarta-feira (4) pelas três câmeras de monitoramento da nave;
  • A missão estava prevista para alcançar a órbita de Mercúrio em 2025, mas, com alguns imprevistos, isso só deve acontecer em 2026;
  • Câmeras melhores devem ser instaladas na sonda em 2027.
Imagem das crateras de Mercúrio registrada pela BepiColombo. (Imagem: ESA/BepiColombo/MTM)

A BepiColombo é uma missão conjunta da Agência Espacial Europeia (ESA) e da Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial (JAXA), lançada em 2018 com o objetivo de investigar os mistérios de Mercúrio. A previsão era de que a sonda entrasse na órbita do planeta em 2025, mas, após alguns problemas com os propulsores, isso só deve ocorrer em novembro de 2026.

Leia mais:

Imagens registradas pela BepiColombo mostram crateras de Mercúrio

As imagens do quarto sobrevoo foram registradas pelas três câmeras de monitoramento da sonda – que, na verdade, sequer foram instaladas para esse propósito. Na verdade, elas servem para que a equipe possa verificar a nave, mas, felizmente, permitiram os fascinantes registros de Mercúrio.

Sonda vai ganhar câmeras melhores em 2027. (Imagem: ESA/BepiColombo/MTM)

Nas imagens, podemos ver uma nova cratera que foi nomeada em homenagem à artista neozelandesa Margaret Olrog Stoddart. As crateras dedicadas ao artista francês Henri Matisse e ao compositor italiano Antonio Vivaldi também foram registradas pela sonda.

Câmeras melhores serão implantadas em 2027, mas esse singelo registro já é muito importante para testar o conjunto de instrumentos disponíveis na sonda atualmente. “As imagens e dados científicos coletados durante os sobrevoos oferecem um prelúdio tentador para a fase orbital da BepiColombo, onde ajudará a resolver os mistérios pendentes de Mercúrio”, disse Jack Wright, da ESA, em comunicado.