A Terra está sendo constantemente bombardeada por raios de origem alienígena! Mas calma, não estamos falando de uma invasão extraterrestre, e sim dos raios cósmicos, partículas de alta energia vindas do espaço que chegam à Terra o tempo todo. 

De onde elas vêm? Como são formadas? Quais os seus impactos no nosso planeta e, o que essas partículas podem nos ensinar a respeito do Universo?

publicidade
Imagem feita com Inteligência Artificial representando raios cósmicos atingindo a Terra. Crédito: Alessandro Di Lorenzo/Olhar Digital/DALL-E

Para saber tudo a respeito desse tema tão fascinante, não perca o Programa Olhar Espacial desta sexta-feira (6), que recebe Rita de Cássia dos Anjos. Ela possui graduação em Física Biológica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), com mestrado e doutorado em Física pela Universidade de São Paulo (USP), São Carlos. Desde agosto de 2014, é professora doutora da Universidade Federal do Paraná (UFPR) no Setor Palotina. 

O Programa Olhar Espacial desta sexta-feira (6) recebe a doutora em Física Rita de Cássia dos Anjos. Crédito: Arquivo pessoal

Rita estuda raios cósmicos de várias energias em dois grandes observatórios de consórcios internacionais: o Observatório Pierre Auger, localizado na Argentina, e o Cherenkov Telescope Array – CTA, com pontos de observação nos hemisférios norte e sul do planeta.

Ela tem vasta experiência na área de Física, com ênfase na propagação de raios cósmicos e interações de partículas e raios gama. É membro do Observatório de Raios Cósmicos Pierre Auger, em Malargue, na Argentina, desde 2014, e do Observatório Cherenkov Telescope Array – CTA desde 2015. 

Em 2020 foi vencedora do prêmio “Programa para Mulheres na Ciência – 2020”, promovido pela L’Oréal Brasil, Unesco Brasil e Academia Brasileira de Ciências. Em 2023, venceu o Prêmio Anselmo Salles Paschoa, e em 2024, o Prêmio Carolina Nemes, ambos promovidos pela Sociedade Brasileira de Física. Desde 2021, ela é membro da Academia Brasileira de Ciências.

Leia mais:

Como assistir ao Programa Olhar Espacial

Apresentado por Marcelo Zurita, presidente da Associação Paraibana de Astronomia – APA; membro da SAB – Sociedade Astronômica Brasileira; diretor técnico da Rede Brasileira de Observação de Meteoros – BRAMON e coordenador nacional do Asteroid Day Brasil, o programa é transmitido ao vivo, todas às sextas-feiras, às 21h (horário de Brasília), pelos canais oficiais do veículo no YouTubeFacebookInstagramTwitter (X)LinkedIn e TikTok, além do canal por assinatura Markket (611-Vivo, 56 -Sky e 692-ClaroTV).