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As autoridades antitruste do Reino Unido indicaram que o Google pode estar prejudicando a concorrência ao promover seus próprios serviços de tecnologia de anúncios utilizados por anunciantes e editores para licitar e vender espaços publicitários. As informações são do Wall Street Journal.
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Trata-se de uma descoberta que intensifica o escrutínio regulatório enfrentado pela gigante da tecnologia, que já está sob investigação em outras partes da Europa e dos Estados Unidos.
A Autoridade de Concorrência e Mercados (CMA) da Grã-Bretanha revelou que uma investigação preliminar identificou que a maioria dos editores e anunciantes utiliza os serviços de tecnologia de anúncios do Google.
A entidade está preocupada com pela empresa supostamente estar usando sua posição dominante para favorecer seus próprios serviços, prejudicando a concorrência e dificultando a entrada de rivais no mercado.
Juliette Enser, diretora-executiva interina de fiscalização da CMA, afirmou: “Constatamos provisoriamente que o Google está usando seu poder de mercado para dificultar a concorrência nos anúncios exibidos em sites”.
Google na mira de outros países europeus
- Essa acusação do Reino Unido ocorre enquanto Bruxelas e Washington também investigam as práticas de tecnologia de anúncios do Google.
- No ano passado, a Comissão Europeia alegou que o Google estava violando as regras antitruste da UE ao privilegiar seus próprios serviços de publicidade online em detrimento de concorrentes.
- Além disso, o Departamento de Justiça dos EUA processou o Google, acusando-o de abuso de monopólio na corretagem de anúncios digitais.

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Dan Taylor, vice-presidente de anúncios globais do Google, respondeu dizendo que a empresa discorda das conclusões das autoridades britânicas, argumentando que as acusações se baseiam em interpretações incorretas do setor de tecnologia de anúncios.
Taylor afirmou: “Nossas ferramentas de tecnologia de publicidade ajudam sites e aplicativos a financiar seu conteúdo e permitem que empresas de todos os tamanhos alcancem novos clientes. O Google continua comprometido em criar valor para nossos parceiros editores e anunciantes neste mercado altamente competitivo”.
Os serviços de tecnologia de anúncios são essenciais para a colocação de publicidade, como banners em sites de notícias. Empresas como o Google atuam como intermediárias, facilitando a venda de espaço publicitário entre editores e anunciantes.

A CMA afirmou que o Google tem abusado de sua posição dominante no setor de tecnologia de publicidade online desde pelo menos 2015 e está considerando medidas para garantir que a empresa cesse as práticas consideradas anticompetitivas.
A autoridade destacou, ainda, que o Google opera duas ferramentas de compra de anúncios, “Google Ads” e “DV360”, além de um servidor de anúncios chamado “DoubleClick For Publishers”, e uma bolsa de anúncios conhecida como “AdX”.
Além disso, a big tech usaria suas ferramentas de compra e servidor de anúncios para favorecer sua própria bolsa de publicidade, protegendo-a da concorrência.