Nos últimos anos, pesquisadores de várias áreas da biologia e psicologia animal começaram a explorar uma questão fascinante e emocionalmente complexa: os animais também sentem luto?

Embora o luto tenha sido tradicionalmente visto como uma resposta exclusivamente humana à morte, cada vez mais evidências apontam para a possibilidade de que outras espécies também experimentem algo semelhante.

De elefantes que permanecem ao lado do corpo de seus mortos por dias, a golfinhos que carregam seus filhotes falecidos por longas distâncias, há relatos que sugerem comportamentos de luto em diversas espécies. Esses estudos desafiam nossas concepções sobre o que significa sentir a perda e expandem nossa compreensão das emoções animais.

Elefante de luto em pé sobre um bebê morto no Parque Nacional do Serengeti, na Tanzânia. Imagem: Stu Porter / Shutterstock

Entender o luto nos animais é mais do que apenas uma curiosidade científica. Isso pode impactar a forma como tratamos animais de estimação, abordamos a conservação da vida selvagem e até mesmo como enxergamos nossa relação com outras espécies. Mas, afinal, os animais realmente experimentam luto como nós, humanos?

Animais sentem luto?

A pergunta se animais sentem luto tem intrigado cientistas e leigos por décadas. Embora ainda não haja um consenso absoluto na comunidade científica, há evidências significativas que sugerem que várias espécies de animais podem experimentar algo semelhante ao luto humano.

No entanto, é importante ressaltar que o luto animal pode não se manifestar da mesma maneira que em humanos, e a intensidade e a duração desse sentimento podem variar bastante entre as espécies.

Entre os exemplos mais conhecidos de comportamentos que sugerem luto em animais estão os elefantes. Esses gigantes gentis são conhecidos por sua forte conexão social e parecem demonstrar sinais de tristeza quando um membro de seu grupo morre.

Há registros de elefantes que ficam próximos ao corpo de um companheiro morto, tocando-o suavemente com suas trombas e até mesmo tentando “reanimá-lo”. Em alguns casos, esses animais permanecem ao lado do corpo por dias, demonstrando o que muitos interpretam como uma forma de luto.

Imagem: Quora/Reprodução

Além dos elefantes, os primatas também são frequentemente mencionados em estudos sobre luto animal. Macacos e chimpanzés, por exemplo, já foram observados cuidando do corpo de um membro falecido do grupo, carregando-o e limpando-o, comportamento que pode durar dias ou até semanas. Esses gestos sugerem que esses animais não apenas reconhecem a morte, mas também sentem a perda de maneira profunda.

Outro exemplo fascinante vem do mundo marinho. Os golfinhos, conhecidos por sua inteligência e complexidade emocional, já foram vistos carregando seus filhotes mortos por longas distâncias, recusando-se a deixá-los para trás. Esses comportamentos prolongados sugerem um processo de luto, em que o animal parece relutar em aceitar a morte de um ente querido.

No entanto, nem todos os cientistas concordam que esses comportamentos possam ser diretamente comparados ao luto humano. Alguns argumentam que, embora os animais possam demonstrar sinais de tristeza e perda, é difícil afirmar com certeza que eles estão de fato “em luto”, uma vez que o luto é um processo emocional complexo que envolve autopercepção e compreensão do conceito de morte, algo que nem todas as espécies podem possuir da mesma maneira que os humanos.

Como é o luto dos animais?

O luto dos animais pode se manifestar de maneiras surpreendentemente diversas, dependendo da espécie e das circunstâncias. Assim como nos humanos, o luto animal parece estar intimamente ligado ao nível de conexão social entre os indivíduos. Em espécies altamente sociais, como elefantes, primatas e cetáceos, os sinais de luto tendem a ser mais evidentes e prolongados.

No caso dos elefantes, além de permanecerem ao lado do corpo do indivíduo morto, eles também podem realizar o que alguns cientistas descrevem como “rituais de luto”. Isso inclui o ato de cobrir o corpo com galhos ou folhas, uma ação que muitos interpretam como uma forma de “enterro”. Esses comportamentos sugerem que os elefantes não apenas reconhecem a morte, mas também têm um profundo respeito pelos mortos.

Os primatas sãos outros animais que passam por essa fase e foi percebido que o luto também pode assumir formas ritualísticas. Em uma observação notável, um grupo de chimpanzés em cativeiro foi visto realizando o que parecia ser uma espécie de “velório” para um dos membros falecidos. Eles se revezavam em tocar o corpo, como se estivessem se despedindo. Esse tipo de comportamento sugere um grau de complexidade emocional que anteriormente se pensava ser exclusivo dos humanos.

(Imagem: Shutterstock)

No mundo marinho, o luto dos golfinhos e baleias frequentemente envolve o transporte de filhotes mortos. Em alguns casos, as mães continuam a carregar seus filhotes falecidos por dias ou até semanas. Esse comportamento tem sido interpretado por muitos como uma forma de recusa em aceitar a morte, similar ao que os humanos experimentam em alguns casos de luto prolongado.

Além disso, algumas baleias já foram observadas emitindo sons específicos que parecem ser respostas emocionais à perda, algo que sugere uma comunicação do luto dentro do grupo.

Outro exemplo vem dos corvos, aves conhecidas por sua inteligência e habilidades cognitivas. Esses pássaros realizam o que pode ser interpretado como “funerais” para seus companheiros mortos. Quando um corvo morre, os outros membros do grupo se reúnem ao redor do corpo, em silêncio, por um período de tempo. Depois desse “funeral”, os corvos podem evitar o local onde o companheiro morreu, sugerindo que eles têm uma memória associada ao evento traumático.

Mesmo em espécies menos sociais, como alguns felinos e cães selvagens, há relatos de comportamentos que sugerem luto. Gatos domésticos, por exemplo, podem demonstrar sinais de depressão após a morte de um companheiro felino ou humano, exibindo perda de apetite, apatia e até mesmo mudanças no comportamento social.

Em resumo, embora ainda haja muito a ser descoberto sobre o luto nos animais, as evidências existentes sugerem que eles, assim como nós, são capazes de sentir a dor da perda. Isso nos leva a uma conclusão importante: os animais compartilham conosco não apenas o planeta, mas também emoções profundas e complexas, que merecem ser compreendidas e respeitadas.