Um veículo peculiar está um passo mais perto de virar realidade. O planador marítimo elétrico da empresa Regent – uma espécie de mistura entre barco e aeronave – recebeu autorização da Guarda Costeira dos Estados Unidos para iniciar testes da versão em tamanho real.

A companhia já vinha fazendo testes com protótipos e espera que o modelo possa facilitar (e baratear) o transporte em áreas costeiras.

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Planador Regent Seaglider
Planador elétrico já tem protótipo em tamanho reduzido e foi colocado em ação em testes anteriores (Imagem: Regent/Reprodução)

Meio barco, meio aeronave: um planador elétrico

O modelo da Regent é descrito como um planador marítimo. Segundo o site New Atlas, trata-se da mistura de um hidroavião com hidrofólio, uma espécie de barco. O Olhar Digital já falou sobre ele aqui.

A principal vantagem do veículo está no aproveitamento do efeito aerodinâmico do movimento. Na prática, isso poupa a bateria e contorna alguns dos desafios atuais dos sistemas de navegação elétrico, como o alcance e a eficiência.

Funciona assim:

  • O hidrofólio puxa o planador elétrico para fora da água;
  • Então, o efeito solo entra em ação. Ele acontece quando uma aeronave voa relativamente baixo e usa o ar criado entre a asa e o solo (nesse caso, a água) para gerar sustentação extra;
  • A baixa resistência desse processo resulta no aumento do alcance e da eficiência do sistema.

O fundador e CEO da Regent, Billy Thalheimer, explicou ao The Wall Street Jounal essa vantagem:

Quando voamos baixo sobre a superfície da água, estamos voando sobre uma almofada de ar. É nisso que os pelicanos ou outras aves no mar [confiam]… é aerodinamicamente vantajoso, então é por isso que você obtém essas extensões de alcance.

Billy Thalheimer, fundador e CEO da Regent
Planador Regent Seaglider
Modelo em tamanho real vai comportar 12 passageiros (Imagem: Regent/Reprodução)

Planador elétrico está mais perto de sair do papel

O modelo autorizado para iniciar os testes em tamanho real é o Viceroy Seaglider, um planador elétrico com capacidade para 12 passageiros e velocidade máxima de 290 km/h. A autonomia em uma única carga é de 290 km, mas a empresa acredita que pode chegar a 800 km.

O planador está em desenvolvimento desde 2021, mas, até agora, o protótipo mais avançado está em escala reduzida. Uma versão em tamanho real, capaz de comportar os 12 passageiros, deve virar realidade ainda este ano, já que a Regent recebeu aprovação da Guarda Costeira dos Estados Unidos para testes.

Um comunicado de imprensa divulgado pela companhia afirmou que os testes do protótipo em escala real com humanos a bordo começará no final deste ano. O primeiro voo está planejado para o início do ano que vem.

Voos anteriores já foram realizados no protótipo reduzido. Veja como foi:

Leia mais:

Planador elétrico não é um barco, mas…

Apesar de ser descrito como um planador elétrico, não um barco, a Regent recebeu a aprovação da Guarda Costeira, responsável pelas embarcações nos Estados Unidos. A Administração Federal de Aviação, que costuma entrar em ação no caso de aeronaves, não esteve envolvida, o que pode baratear e facilitar o processo de certificação.

Com o veículo pronto, a empresa espera oferecer transporte rápido, ecológico e econômico para comunidades em regiões costeiras.

Por enquanto, a Regent já conta com investidores de peso, como a Lockheed Martin, e alega ter acordos provisórios para construção de mais de 600 unidades do planador elétrico.

A companhia também está desenvolvendo uma fábrica dos planadores marítimos em Rhode Island, onde tem sede, e espera entregar até 12 planadores por ano inicialmente.