Uma lua perdida há muito tempo pode explicar as características peculiares de Marte em comparação aos outros planetas rochosos do Sistema Solar

Atualmente, Marte tem duas pequenas luas, mas, segundo um estudo do astrônomo Michael Efroimsky, do Observatório Naval dos EUA, um satélite maior no passado pode ter desempenhado um papel importante na formação da paisagem extrema do planeta.

Submetido ao Journal of Geophysical Research: Planets, o artigo que descreve a pesquisa está disponível no repositório de pré-impressão online arXiv. O estudo sugere que essa antiga lua, chamada Nerio, teria influenciado significativamente a topografia marciana.

Mosaico de Marte composto por cerca de 100 imagens do satélite Viking, da NASA. As capturas foram feitas em 1980 durante o verão do meio do norte em Marte. Crédito: NASA / JPL-Caltech / USGS

Gravidade da lua perdida Nerio perturbou terreno de Marte

Marte possui alguns dos terrenos mais extremos do Sistema Solar, como a montanha mais alta, o maior cânion e vastas regiões montanhosas. A protuberância de Tharsis, por exemplo, é uma área de 5.000 km de largura e mais de 7 km de altura, com vulcões imponentes que ainda se erguem além dessa altura. Quase no lado oposto do planeta, encontra-se outra região montanhosa, Terra Sabaea, e o vulcão escudo de Syrtis Major.

Efroimsky propõe que a gravidade de Nerio tenha deformado Marte, criando “marés” nos oceanos de magma de maneira semelhante à forma como a Lua da Terra provoca as marés oceânicas. No entanto, como Marte é menor que a Terra, ele esfriou muito mais rapidamente e suas protuberâncias de maré ficaram presas na forma resultante do planeta.

Representação artística de Marte e suas duas luas, Deimos (mais acima) e Fobos. Novo estudo diz que um terceiro satélite, atualmente perdido, teria influenciado na formação da superfície marciana. Crédito: DLR

Nerio, por sua vez, teria desaparecido de alguma forma. Pode ter sido destruída por uma colisão, dando origem às atuais luas Fobos e Deimos, ou pode ter sido lançada para fora do sistema solar por uma interação gravitacional.

Hipótese levanta questões e requer novas investigações

Esses eventos de colisões e dispersões eram comuns nos primórdios do Sistema Solar. Acredita-se, por exemplo, que a Terra formou sua Lua após um impacto com um protoplaneta do tamanho de Marte. Da mesma forma, Nerio poderia ter existido tempo suficiente para moldar a paisagem marciana antes de desaparecer.

Efroimsky admite, no entanto, que a hipótese de Nerio levanta muitas questões, como a ausência de crateras que deveriam ter sido deixadas pela lua ao longo de sua órbita. Ele sugere que processos geológicos posteriores podem ter apagado essas marcas, e conclui pedindo que outros cientistas explorem maneiras de encontrar evidências desse antigo satélite marciano perdido.