Em cidades como São Francisco, Phoenix e Las Vegas, robotáxis estão circulando sem motoristas a bordo, com alguns modelos nem sequer possuindo volantes. No entanto, o New York Times mostrou em uma matéria recente como os humanos ainda estão no controle – mesmo que remotamente.

Empresas como a Zoox, propriedade da Amazon, utilizam assistência remota de técnicos em um centro de comando em Foster City, Califórnia, para lidar com desafios que os veículos autônomos não conseguem resolver sozinhos.

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Essa assistência humana é uma parte crucial da operação dos carros autônomos, embora frequentemente não seja divulgada pelas empresas para manter a ilusão de total autonomia. Quando um carro da Zoox enfrenta uma situação nova, como uma zona de construção, um técnico remoto recebe um alerta e pode ajustar a rota do veículo em tempo real a partir de sua estação de trabalho.

Como um humano controla um carro autônomo remotamente

  • Em uma noite recente, um carro da Zoox em São Francisco não conseguiu contornar um caminhão de bombeiros e precisou de intervenção humana para redefinir seu caminho.
  • O técnico, visualizando câmeras e uma visão gráfica do veículo, ajustou a rota rapidamente para evitar obstáculos e permitir que o carro retornasse à sua trajetória autônoma.
  • À medida que empresas como Zoox, Waymo e Cruise avançam na remoção de motoristas dos veículos, a necessidade de assistência humana tem se tornado mais evidente.

No ano passado, reguladores ordenaram que a Cruise fechasse sua frota de 400 robotáxis em São Francisco depois que uma mulher foi arrastada para baixo de um de seus veículos autônomos. O robotáxi envolvido no acidente contava com a assistência humana remota.

Robotáxi da Zoox é controlado diretamente por um humano quando não consegue seguir seu caminho sozinho – Imagem: Divulgação/Zoox

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A Zoox, assim como outras empresas, não divulga o número de técnicos de assistência remota ou os custos envolvidos, mas essas operações são essenciais para o funcionamento dos carros autônomos.

A assistência remota é uma das razões pelas quais os táxis robôs ainda enfrentam dificuldades para substituir as frotas tradicionais de transporte por aplicativo, como Uber e Lyft.

Carros autônomos lidam bem com situações comuns, mas ainda têm dificuldades com cenários inesperados, o que exige suporte humano contínuo.

A Zoox continua testando e refinando seu software para melhorar o desempenho dos veículos, que ainda necessitam de intervenção humana em várias situações.

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Assistência humana remota tem se provado cada vez mais essencial para garantir o funcionamento seguro dos robotáxis – Imagem: rafapress/Shutterstock