Na última quinta-feira (5), o Google anunciou a adição de um novo recurso ao provador virtual de roupas em compras online: agora também é possível experimentar vestidos. A ferramenta foi originalmente lançada em junho de 2023, e conta com IA generativa para permitir que os usuários testem peças de roupas virtualmente antes de comprá-las.

Entenda:

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  • O provador virtual do Google agora permite provar vestidos virtualmente;
  • A ferramenta foi lançada em junho de 2023, e usa tecnologia de IA generativa;
  • O recurso pode ser encontrado dentro do próprio app de buscas do Google Shopping;
  • Apesar de ser bastante interessante para os aficionados por compras online, o recurso ainda não está disponível no Brasil.
Provador virtual do Google agora pode testar vestidos. (Imagem: Google/Divulgação)

Conforme anunciado pela empresa, a nova função do Google Shopping pode ser encontrada diretamente no app de buscas. Entretanto, se você se animou para testar a ferramenta, saiba que infelizmente o provador virtual só está disponível nos Estados Unidos.

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Provador virtual do Google tem tecnologia de IA generativa

O provador virtual inclui uma ampla variedade de marcas e tamanhos – que vão do XXS ao XXXL. Nas localidades em que o recurso está disponível, é possível testá-lo simplesmente buscando por uma peça de roupa e clicando em um botão com a palavra Try on (Experimente, em português), e a ferramenta mostra o produto em uma modelo com o tamanho de peça selecionado.

Recursode provador virtual do Google não está disponível no Brasil. (Imagem: Google/Divulgação)

Para lançar o novo recurso, o Google teve que aprimorar a tecnologia de IA generativa – que cria cada pixel do zero para fornecer imagens realistas e de alta qualidade das roupas – usada em outras peças do provador virtual. Isso porque, como explica a empresa, os vestidos são muito mais detalhados e cobrem mais partes do corpo humano. A solução foi 

“Nossa equipe de pesquisa criou uma ‘estratégia de treinamento progressivo’ para VTO [sigla para virtual try-on], começando com imagens de baixa resolução e gradualmente treinando em resoluções mais altas durante o processo. Com essa abordagem, os detalhes mais sutis são refletidos, de modo que cada prega e estampa aparecem nítidas”, diz a empresa no comunicado.