Você faz compras online? IA do Google agora permite provar vestidos virtuais

Provador virtual lançado pelo Google em 2023 agora permite que os usuários testem vestidos usando inteligência artificial
Ana Julia Pilato11/09/2024 06h10
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(Imagem: RSplaneta/Shutterstock)
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Na última quinta-feira (5), o Google anunciou a adição de um novo recurso ao provador virtual de roupas em compras online: agora também é possível experimentar vestidos. A ferramenta foi originalmente lançada em junho de 2023, e conta com IA generativa para permitir que os usuários testem peças de roupas virtualmente antes de comprá-las.

Entenda:

  • O provador virtual do Google agora permite provar vestidos virtualmente;
  • A ferramenta foi lançada em junho de 2023, e usa tecnologia de IA generativa;
  • O recurso pode ser encontrado dentro do próprio app de buscas do Google Shopping;
  • Apesar de ser bastante interessante para os aficionados por compras online, o recurso ainda não está disponível no Brasil.
Provador virtual do Google agora pode testar vestidos. (Imagem: Google/Divulgação)

Conforme anunciado pela empresa, a nova função do Google Shopping pode ser encontrada diretamente no app de buscas. Entretanto, se você se animou para testar a ferramenta, saiba que infelizmente o provador virtual só está disponível nos Estados Unidos.

Leia mais:

Provador virtual do Google tem tecnologia de IA generativa

O provador virtual inclui uma ampla variedade de marcas e tamanhos – que vão do XXS ao XXXL. Nas localidades em que o recurso está disponível, é possível testá-lo simplesmente buscando por uma peça de roupa e clicando em um botão com a palavra Try on (Experimente, em português), e a ferramenta mostra o produto em uma modelo com o tamanho de peça selecionado.

Recursode provador virtual do Google não está disponível no Brasil. (Imagem: Google/Divulgação)

Para lançar o novo recurso, o Google teve que aprimorar a tecnologia de IA generativa – que cria cada pixel do zero para fornecer imagens realistas e de alta qualidade das roupas – usada em outras peças do provador virtual. Isso porque, como explica a empresa, os vestidos são muito mais detalhados e cobrem mais partes do corpo humano. A solução foi 

“Nossa equipe de pesquisa criou uma ‘estratégia de treinamento progressivo’ para VTO [sigla para virtual try-on], começando com imagens de baixa resolução e gradualmente treinando em resoluções mais altas durante o processo. Com essa abordagem, os detalhes mais sutis são refletidos, de modo que cada prega e estampa aparecem nítidas”, diz a empresa no comunicado.

Ana Julia Pilato
Colaboração para o Olhar Digital

Ana Julia Pilato é formada em Jornalismo pela Universidade São Judas (USJT). Já trabalhou como copywriter e social media. Tem dois gatos e adora filmes, séries, ciência e crochê.