Próximo voo da Starship deve atrasar e SpaceX está furiosa

O governo dos EUA informou que a SpaceX precisa atender alguns requisitos para receber a autorização para o novo lançamento
Alessandro Di Lorenzo13/09/2024 11h30, atualizada em 16/09/2024 21h01
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A SpaceX realizou o quarto (e último) voo da Starship, o maior e mais poderoso foguete já construído, em junho. A empresa de Elon Musk agora está se preparando para mais um lançamento. No entanto, os planos foram frustrados por uma decisão da Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA).

SpaceX modificou parâmetros para a missão, exigindo a necessidade de nova autorização

Segundo o órgão regulador norte-americano, a SpaceX ainda deve atender a todos os requisitos de segurança, ambientais e outras burocracias referentes ao licenciamento antes da autorização da nova missão. A expectativa é que tudo isso só seja finalizado em novembro deste ano.

Ainda de acordo com a FAA, a atual licença só permite lançamentos com a mesma configuração de veículo e perfil do voo 4. A entidade explica que a SpaceX optou por modificar alguns parâmetros para a próxima missão, o que exige que uma nova autorização seja concedida.

Starship está pronta para novo lançamento (Imagem: photosince/Shutterstock)

Além disso, a companhia de Musk teria apresentado novas informações detalhando que o impacto ambiental do voo 5 cobrirá uma área maior do que a prevista anteriormente. Isso exige que a Administração Federal de Aviação consulte outras agências antes de liberar a missão. As informações são do Space.com.

Leia mais

SpaceX contesta necessidade de nova autorização (Imagem: Sundry Photography/Shutterstock)

SpaceX critica demora para liberação do voo

  • Em um comunicado recente (leia aqui), a SpaceX afirmou que a FAA havia dito anteriormente que a revisão da licença provavelmente seria feita em meados de setembro deste ano.
  • A empresa destacou que o veículo Starship que conduzirá o voo 5 está pronto para voar do ponto de vista técnico desde o início de agosto.
  • Ainda alegou que o atraso no licenciamento “não foi baseado em uma nova preocupação de segurança, mas sim impulsionado por análises ambientais supérfluas”.
  • A companhia concluiu observando que “leva mais tempo para fazer a papelada do governo para licenciar um lançamento de foguete do que para projetar e construir o hardware real”.
  • Para a Space X, “Isso nunca deveria acontecer e ameaça diretamente a posição dos Estados Unidos como líder no espaço”.
Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.