AirPods Pro: aparelho auditivo da Apple mostra como big techs apostam na saúde

Por uma atualização de software, os fones de ouvido da Apple fornecerão uma alternativa acessível para quem precisa de aparelhos auditivos
Por Leandro Costa Criscuolo, editado por Bruno Capozzi 13/09/2024 04h55
Airpods pro
(Imagem: Divulgação/Apple)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O iPhone 16 foi o destaque do evento “Glowtime” da Apple, mas a novidade mais intrigante veio de uma atualização de software para um produto já existente: os AirPods Pro 2.

A Apple anunciou nesta semana que seus fones de ouvido AirPods Pro 2 se tornarão um aparelho auditivo aprovado pela FDA nas próximas semanas por meio de uma atualização de software.

Desta forma, adultos com perda auditiva leve ou moderada — que só nos EUA são cerca de 30 milhões de americanos, segundo a Food and Drug Administration (FDA) — poderão usar fones de ouvido da Apple para amplificar sons específicos que desejam ouvir melhor.

A FDA, órgão com atuação semelhante a da Anvisa no Brasil, concedeu a aprovação para a atualização de software que transforma os AirPods Pro 2 no que é considerado o primeiro dispositivo de software de aparelho auditivo de venda livre (OTC).

Michelle Tarver, do FDA, destacou que essa autorização representa um avanço na disponibilidade e acessibilidade de suporte auditivo para adultos com perda auditiva leve a moderada.

Leia mais:

Atualização de software aprovada pela FDA vai permitir que os AirPods auxiliem pessoas com perda auditiva – Imagem: Apple/Divulgação

A autorização do FDA para a venda de aparelhos auditivos sem receita, em outubro de 2022, facilitou a criação de uma nova indústria de dispositivos auditivos mais acessíveis.

Barbara Kelley, diretora-executiva da Hearing Loss Association of America, destacou: “O que é realmente empolgante sobre a Apple agora oferecer a funcionalidade de aparelho auditivo em seus AirPods é que estamos vendo uma inovação tecnológica acessível a um preço razoável e integrada em um produto amplamente popular”.

Como usar os AirPods Pro como aparelho auditivo

  • Para utilizar a nova funcionalidade de saúde auditiva da Apple, é necessário ter um par de AirPods Pro e um iPhone.
  • A Apple desenvolveu um teste auditivo acessível através do aplicativo Configurações.
  • O processo começa verificando se os fones de ouvido se ajustam corretamente nos ouvidos do usuário e, em seguida, reproduz uma série de tons durante aproximadamente cinco minutos. O usuário deve tocar na tela sempre que ouvir um tom.
  • O teste cria um perfil personalizado que mapeia as frequências e os volumes que o usuário pode ter dificuldade em ouvir, e esse perfil é armazenado no aplicativo Saúde.
  • Com base nesse perfil, os AirPods Pro podem ser ajustados para funcionar como aparelhos auditivos personalizados.

A Apple garantiu que o teste é cientificamente válido, apoiado por dados coletados de seus aplicativos de detecção de ruído e por um estudo com 160 mil participantes, iniciado em 2019. Em um vídeo promocional, a empresa ilustrou a nova funcionalidade mostrando uma mãe usando os AirPods para ouvir melhor seu filho durante uma festa de aniversário. Veja abaixo, a partir dos 37 minutos do vídeo:

Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.