McDonald’s dá passo importante para atender mais sem caixas humanos

A principal rede de fast food do mundo vai ter, nos EUA, estações de pedidos digitais que podem aceitar dinheiro e dar troco
Leandro Costa Criscuolo13/09/2024 06h00
mcdonald's
Imagem: Artem Stepanov/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O McDonald’s está introduzindo um novo formato de restaurante nos EUA que reduz a necessidade de caixas humanos, informa a Bloomberg. O modelo inclui estações de pedidos digitais que aceitam dinheiro e dão troco, permitindo que a maioria dos clientes evite o caixa com uma pessoa atendendo.

Embora as funções de caixa humano não sejam completamente eliminadas, esse novo sistema permite que os funcionários sejam realocados para outras tarefas, como atender clientes em serviços de mesa ou retirada na calçada.

No novo design, telas atrás do balcão exibirão itens selecionados e incentivarão pedidos via quiosque ou aplicativo móvel. Clientes que preferem usar o balcão ainda podem fazê-lo e menus impressos completos estarão disponíveis mediante solicitação.

A empresa confirmou que essa mudança visa atender à crescente demanda por opções digitais, melhorando a velocidade e a precisão dos pedidos.

Leia mais:

mcdonald's
McDonald’s deixa as estações de pedidos digitais com um atendimento mais completo – Imagem: Patcharaporn Puttipon4289/Shutterstock)

Pedidos digitais tem crescido no McDonald’s

  • A mudança é opcional para os franqueados, que possuem e administram cerca de 95% dos restaurantes McDonald’s nos EUA, e não há um cronograma definido para uma implementação mais ampla.
  • Durante o terceiro trimestre do ano passado, pedidos por aplicativos, entregas e quiosques representaram mais de 40% das vendas do McDonald’s em principais mercados.
  • Com o aumento dos pedidos digitais, o papel dos trabalhadores está mudando. Embora eles gastem menos tempo no registro de pedidos, alguns agora se dedicam a entregar comida a clientes que fizeram pedidos online.

Além disso, alguns franqueados estão criando cargos como “líderes de experiência do hóspede” para ajudar os clientes, semelhante aos funcionários em caixas de autoatendimento em outros varejistas.

Chris Kempczinski, CEO do McDonald’s, afirmou que a empresa continuará a expandir suas plataformas digitais, prevendo um aumento na base de clientes digitais.

McDonald's
Pedidos sem um atendente humano vão ficando mais comuns no McDonald’s – Imagem: Red Lemon/Shutterstock
Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.