Tome cuidado ao falar qualquer coisa perto de seus dispositivos! (Imagem: Rodrigo Mozelli [gerado com IA]/Olhar Digital)
Há não muito tempo, pensava-se que a ideia de que celulares e outros dispositivos nos ouviam era bobagem, algo digno de ficção científica. Até porque as grandes corporações já conseguem traçar nosso perfil obtendo vários dados de outras formas. Contudo, não é bem assim.
O 404 Media obteve anúncio do Cox Media Group (CMG), no qual promovia seu software “Active Listening”, que direciona anúncios com base no que as pessoas dizem próximo aos microfones de seus dispositivos.
A apresentação não especifica se tais dados de voz vêm de Smart TVs, smart speakers ou smartphones, mas um slide onde a empresa exalta “o poder da voz (e os microfones de nossos dispositivos)” tem imagem de pessoas olhando para telefones.
Leia mais:
“É verdade. Seus dispositivos estão ouvindo você […] Com o Active Listening (Escuta Ativa), o CMG agora pode usar dados de voz para direcionar sua publicidade EXATAMENTE para as pessoas que você procura”, dizia a página da CMG, que já foi retirada do ar.
A página ainda dava exemplos de captações de trechos de conversas capturados para, na sequência, personalizar anúncios: “Precisamos de um veículo maior?”, “Sinto que meu advogado está me ferrando”, e “É hora de levarmos a sério a compra de uma casa”.
Ainda de acordo com a publicação da CMG, a empresa explica que seu recurso de “Escuta Ativa” é analisado por inteligência artificial (IA) para detectar “conversas pertinentes por meio de smartphones, smart TVs e outros dispositivos”.
Em dezembro passado, o Olhar Digital falou sobre o tema. Saina mais detalhes aqui.
Esta post foi modificado pela última vez em 14 de setembro de 2024 19:55