Esse é o local mais perigoso da história da Terra

A Formação Kem Kem abrigava um ecossistema formado por gigantescos répteis, dinossauros carnívoros gigantes e peixes monstruosos
Por Alessandro Di Lorenzo, editado por Lucas Soares 18/09/2024 19h40, atualizada em 20/09/2024 21h23
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Há cerca de 100 milhões de anos, durante o período Cretáceo Superior, um local conhecido como Formação Kem Kem era o lar dos predadores mais temíveis que já existiram. Por conta disso, um grupo de paleontólogos classificou esta região como o “lugar mais perigoso da história da Terra“.

A Formação Kem Kem era um verdadeira pesadelo

  • Segundo a equipe, esta área situada no sudeste do atual território do Marrocos abrigava um ecossistema onde gigantescos répteis dominavam o céu, dinossauros carnívoros gigantes percorriam a terra e peixes monstruosos habitavam os rios. 
  • Este foi, sem dúvida, o lugar mais perigoso da história do planeta Terra, um local onde um viajante do tempo não sobreviveria, afirmaram os cientistas em estudo publicado na revista ZooKeys.
  • Eles finalizam destacando que esse local se destaca por ser não apenas um tesouro para os paleontólogos, mas também “uma janela aterrorizante para o passado da Terra”.
  • As informações são do History Channel Brasil.
Localização da Formação Kem Kem (Imagem: reprodução/ZooKeys_

Leia mais

Ambiente extremamente competitivo e hostil

Na Formação Kem Kem foi encontrada uma quantidade incomumente alta de fósseis de grandes carnívoros. Fósseis descobertos por lá incluem três dos maiores dinossauros predadores já conhecidos.

Entre eles está o Carcharodontossauro, com dentes em forma de sabre com mais de 8 metros de comprimento, mandíbulas enormes e dentes longos e serrilhados de até 20 centímetros. Pesquisadores ainda encontraram restos do Deltadromeus, que media cerca de 8 metros de comprimento e era membro da família dos raptores. 

Réplica de um Carcharodontossauro (Imagem: Marco Rubino/Shutterstock)

No local, também viviam vários répteis voadores predadores (pterossauros) e caçadores semelhantes a crocodilos. Entre as espécies que coexistiram na mesma época nesse lugar, destacam-se ainda os temíveis Espinossauros e Onchopristis, além dos famosos velociraptores.

A Foramação Kem Kem é um dos sítios paleontológicos mais ricos do mundo, e os cientistas trabalham para entender melhor como essas espécies evoluíram e sobreviveram em um ambiente tão competitivo e hostil.

Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.

Lucas Soares
Editor(a)

Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.