Maior hidrelétrica do mundo pode alterar a rotação da Terra?

A Hidrelétrica das Três Gargantas é uma das maiores obras do mundo e pesquisadores sugeriram que ela poderia alterar a rotação da Terra
Por Alessandro Di Lorenzo, editado por Lucas Soares 18/09/2024 11h55
tres-gargantas-1-1920x1080
Imagem: Bryan Littel/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Hidrelétrica das Três Gargantas, localizada na China, é uma das maiores obras de engenharia do mundo. A estrutura é tão grande que alguns pesquisadores chegaram a sugerir que ela seria capaz de alterar a rotação da Terra.

Maior hidrelétrica do mundo

  • Localizada na província de Hubei, no centro da China, a Hidrelétrica das Três Gargantas atravessa o rio Yangtze pela cidade de Sandouping.
  • Ela é a maior usina do mundo em termos de capacidade instalada desde 2012.
  • A construção utiliza o fluxo de água de três desfiladeiros próximos – Qutangxia, Wuxia e Xilingxia – para girar turbinas e gerar eletricidade.
  • Ela possui uma capacidade de 22,5 gigawatts, o que equivale a cerca de 32 usinas nucleares de tamanho médio.
  • Para efeitos de comparação, a usina de Itaipu tem 14 gigawatts de potência máxima instalada.
  • A geração de energia no local é feita por meio de 34 turbinas instaladas na barragem.
  • Cada turbina tem uma capacidade de 700 megawatts.
  • Isso significa que a usina é capaz de produzir cerca de 100 bilhões de quilowatts-hora de eletricidade por ano.
Hidrelétrica das Três Gargantas, na China, impressiona pelo tamanho (Imagem: Evgeny_V/Shutterstock)

Leia mais

Impactos na rotação terrestre

As primeiras alegações de que a estrutura provocaria o deslocamento da Terra tiveram origem em um post de 2005 da NASA que explorou como o catastrófico terremoto e tsunami do Oceano Índico em 2004 afetou a rotação do planeta.

Cientistas explicaram que mudar a distribuição de massa na Terra pode ter uma influência (embora muito pequena) no momento de inércia do planeta, um conceito da física que descreve como é difícil girar um objeto em torno de um determinado eixo.

Da mesma forma, a rotação da Terra pode ser impactada após um terremoto devido ao movimento das placas tectônicas. A equipe da NASA mostrou que foi exatamente isso que aconteceu em 2004 após o terremoto no Oceano Índico. Ao balançar em torno da estrutura sísmica do planeta, o terremoto alterou sua distribuição de massa e diminuiu a duração de um dia em 2,68 microssegundos.

Ilustração do planeta Terra visto do espaço com o continente australiano no centro.
Estruturas humanas também podem afetar rotação terrestre (Imagem: D-VISIONS/Shutterstock)

Em teoria, é possível que uma grande mudança de água faça o mesmo. Por isso, a gigantesca barragem chinesa poderia, na teoria, impactar o movimento da Terra.

Pelos cálculos destes cientistas, essa mudança de massa aumentaria a duração de um dia em 0,06 microssegundos e moveria a Terra em cerca de 2 centímetros. Não é muito, mas é bastante significativo para uma estrutura feita pelo homem. As informações são do IFLScience.

Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.

Lucas Soares
Editor(a)

Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.