Sonda espacial a caminho de Júpiter fotografa Terra, Lua e Urano

A sonda Juice obteve registros da Terra, da Lua e também do planeta Urano, que estava a 2,9 bilhões de km de distância
Flavia Correia23/09/2024 18h50
lua-terra-juice-1920x1080
Imagem da Lua e da Terra capturada pela sonda europeia Juice enquanto sobrevoava o planeta. Crédito: ESA
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Lançada em abril de 2023 e com previsão de chegada à órbita de Júpiter em 2031, a sonda Juice, da Agência Espacial Europeia (ESA), tem revelado imagens incríveis do espaço durante o trajeto. As mais recentes mostram vistas deslumbrantes da Terra, da Lua e de Urano.

Sigla em inglês para “Explorador das Luas Geladas de Júpiter”, a sonda Juice registrou o trio celestial enquanto está se dirigindo a Vênus para uma manobra de assistência gravitacional, esperada para 2025. Essa técnica utiliza a gravidade de um corpo celeste para impulsionar a espaçonave, ajudando-a a seguir em direção ao próximo destino.

Em agosto, a sonda passou por uma inédita assistência gravitacional envolvendo a Terra e a Lua, ganhando impulso extra em sua jornada rumo a Vênus. Ela ainda realizará mais dois sobrevoos na Terra, em 2026 e 2029, antes de alcançar o sistema de Júpiter.

A Terra e a Lua vistas pela sonda Juice, da ESA, com destino a Júpiter. Crédito: ESA

Leia mais:

Urano aparece discreto a quase 3 bilhões de km da Terra e da Lua

Durante essa passagem recente, a sonda obteve registros tanto da Terra e da Lua, como também do planeta Urano, que estava a 2,9 bilhões de quilômetros de distância. De acordo com um comunicado nas redes sociais da ESA, as imagens foram capturadas a mais de 5 milhões de quilômetros do nosso planeta, que aparece como uma pequena esfera no espaço.

Uma imagem supersaturada capturou um fotobombardeiro especial: o planeta Urano, que estava a 2,9 bilhões de quilômetros de distância de Juice

Essas fotografias, feitas com diferentes tempos de exposição, fazem parte dos testes de voo e calibração das câmeras de monitoramento da Juice, essenciais para acompanhar o funcionamento dos instrumentos da sonda durante a missão.

A principal tarefa da missão Juice é explorar Júpiter e suas três grandes luas oceânicas: Ganimedes, Calisto e Europa. O objetivo é investigar o ambiente complexo do gigante gasoso e buscar sinais de possível habitabilidade em suas luas cobertas de gelo.

Flavia Correia
Redator(a)

Jornalista formada pela Unitau (Taubaté-SP), com Especialização em Gramática. Já foi assessora parlamentar, agente de licitações e freelancer da revista Veja e do antigo site OiLondres, na Inglaterra.