Você provavelmente já ouviu falar do teorema de Pitágoras. Esta famosa relação matemática que estabelece que, em um triângulo retângulo, o quadrado da hipotenusa é igual à soma dos quadrados dos catetos. No entanto, a origem desta equação parece ser mais velha do que se pensava.
Descoberta aconteceu mais de mil anos antes
Apesar de levar o nome de Pitágoras, um famoso filósofo grego, o cálculo aparece pela primeira vez em uma antiga tábua babilônica, batizada de IM 67118, usada para determinar o comprimento de uma diagonal dentro de um retângulo. O objeto, provavelmente usado para lecionar, data de quase 3,8 mil anos atrás, séculos antes de Pitágoras nascer, o que ocorreu no ano 570 a.C.

Outra tabuinha de cerca de 1800 a 1600 a.C. tem um quadrado com triângulos rotulados dentro. A tradução das marcações da base 60, o sistema de contagem usado pelos antigos babilônios, mostrou que esses matemáticos antigos conheciam vários conceitos matemáticos.
Em outras palavras, isso significa que a noção de que a trigonometria remonta aos antigos astrônomos gregos está equivocada. As informações são do IFLScience.
Leia mais
- Criança de 12 anos constrói réplica do “Raio da Morte” de Arquimedes
- Fogo grego: a arma mais aterrorizante da idade média inspirou Game of Thrones
- Como o Teorema de Pitágoras aparece em tábuas de argila mais antigas que o pensador

Por que Pitágoras recebeu os créditos?
- De acordo com pesquisadores, o nome do teorema pode ter sido dado pelos pitagóricos, membros da escola que o filósofo grego montou no que hoje é o sul da Itália moderna.
- Eles explicam que estes seguidores de Pitágoras transmitiam seus conhecimentos de uma geração para a outra de boca em boca, já que o material de escrita era escasso.
- Isso acabou consolidando a ideia de que haviam criado a equação matemática (bem como várias outras descobertas que podem ser muito mais antigas).
- Além disso, por respeito ao seu líder, muitas das descobertas feitas pelos pitagóricos foram atribuídas ao próprio Pitágoras, o que explicaria o termo teorema de Pitágoras.