Modelo de IA consegue superar CAPTCHA, do Google, sem problemas

Estudo mostrou que um modelo de IA passou no teste CAPTCHA do Google em todas as vezes em que ele foi testado
Por Leandro Costa Criscuolo, editado por Bruno Capozzi 25/09/2024 06h07
captcha-1-1920x1080
Imagem: VectorUpStudio/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Pesquisadores da ETH Zurich, na Suíça, adaptaram um modelo de IA chamado YOLO para solucionar o CAPTCHA do Google, conhecido também como reCAPTCHAv2.

O trabalho conduzido pelos pesquisadores Andreas Plesner, Tobias Vontobel e Roger Wattenhofer foi documentado no servidor de pré-impressão do arXiv.

O CAPTCHA foi desenvolvido há 20 anos para impedir que pessoas maliciosas usassem bots que roubassem conteúdo, inserissem postagens maliciosas e realizassem transações fraudulentas.

CAPTCHAs, como o reCAPTCHAv2, são usados para impedir que bots automáticos acessem sites, pedindo que os usuários identifiquem imagens específicas. Desde seu lançamento em 2007, o Google tem atualizado suas versões, e a mais recente exige que o usuário clique em imagens designadas.

A equipe suíça descobriu que era possível modificar o YOLO para reconhecer objetos comumente encontrados nos CAPTCHAs, como carros e semáforos. Treinando o modelo com milhares de fotos, eles perceberam que não era necessário que ele fosse 100% preciso, já que o reCAPTCHAv2 permite várias tentativas.

Leia mais:

Os CAPTCHAs foram inventados para proteger websites contra ações maliciosas de bots, como spam e fraudes – Imagem: Reprodução/arXiv

Modelo de IA supera o CAPTCHA mesmo se falhar inicialmente

  • Os testes mostraram que, mesmo que o modelo falhasse nas primeiras tentativas, ele conseguia passar no CAPTCHA em uma segunda oportunidade.
  • Apenas 13 categorias de objetos eram suficientes para que o modelo tivesse sucesso.
  • Além disso, o novo modelo foi capaz de enganar CAPTCHAs mais avançados que utilizam recursos como rastreamento do mouse. Essas descobertas devem impulsionar novas pesquisas para desenvolver CAPTCHAs que sejam mais difíceis de serem superados por sistemas de IA.
captchas
Os CAPTCHAs são desafios criados para serem resolvidos por pessoas reais e não por programas de computador automáticos – Imagem: McLittle Stock / Shutterstock
Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.