Hyundai lança ‘minicaminhão’ elétrico com preço atraente; conheça o modelo

Novos modelos chegam ao mercado da Coreia com foco em uso comercial por empresas de logística
Por Bruna Barone, editado por Bruno Capozzi 27/09/2024 11h51
c72f944d1e8b4fe499816e92f4904430-1920x1033
Caminhão elétrico pequeno atende clientes de empresas de logística / Imagem: Hyundai/Divulgação
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Hyundai disponibilizou oficialmente ao mercado os novos modelos de veículos elétricos da montadora sul-coreana focados em uso comercial. Os veículos fazem parte da linha ST1, lançada em abril do ano passado.

O primeiro caminhão elétrico pequeno de trabalho da empresa está disponível por valores que começam em US$ 42.000 (R$ 229 mil, na conversão direta). O montante não inclui eventuais incentivos para modelos da categoria de eletrificados, segundo o site Electrek.

Como sugere o nome, o Chassis Cab consiste apenas de um chassi e uma cabine de passageiros, sem compartimento de carga. Isso possibilita que o caminhão seja usado com diferentes propósitos. O novo modelo é alimentado por uma bateria de 76,1 kWh e pode rodar até 327 quilômetros com uma única carga. 

A Hyundai também apresentou o ST1 Special High Top, que prioriza carga para logística e entrega. Os preços começam em US$ 42.000 (R$ 234 mil). A autonomia pode chegar a 289 quilômetros.

Nos dois casos, a bateria tem carregamento rápido, de cerca de 20 minutos. Os veículos também são equipados com navegação baseada em nuvem para mostrar informações em tempo real, como estações de carregamento próximas. 

Painel usa tecnologia de nuvem / Imagem: Hyundai/Divulgação

Leia Mais:

Linha em expansão

Em abril do ano passado, a Hyundai apresentou a primeira van elétrica comercial da empresa. No início deste ano, foram lançados mais dois modelos: ST1 Cargo (para logística) e Cargo Refrigerated (para entrega).

A autonomia do ST1 Cargo é de 317 quilômetros, e, segundo a montadora, é possível realizar uma semana de viagem sem a necessidade de recarga, considerando a distância média diária de 42 quilômetros para veículos de entrega na Coreia.

Veículos elétricos têm bateria de carregamento rápido / Imagem: Hyundai/Divulgação

Além da eletrificação, outra mudança inclui o rebaixamento do piso usado para carregamento de carga. A altura foi reduzida para 38 centímetros com o objetivo de minimizar o esforço físico e a fadiga dos trabalhadores de entrega.

Bruna Barone
Colaboração para o Olhar Digital

Bruna Barone é formada em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero. Atuou como editora, repórter e apresentadora na Rádio BandNews FM por 10 anos. Atualmente, é colaboradora no Olhar Digital.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.