Novo Apple Vision Pro deve chegar em 2025 com chip M5

Dispositivo terá atualizações no processador para aprimorar conectividade com recursos de IA do Apple Intelligence
Por Bruna Barone, editado por Gabriel Sérvio 28/09/2024 14h10, atualizada em 02/10/2024 12h32
Apple-Vision-Pro-1920x1080.png
(Imagem: Divulgação/Apple)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Apple deve começar a produção em massa da nova versão dos óculos Vision Pro no segundo semestre de 2025. A informação é do analista da empresa, Ming-Chi Kuo, e contraria rumores de um possível adiamento da criação do novo modelo.

Segundo ele, a principal mudança na tecnologia será a inclusão do chip M5, que traz melhorias de desempenho em relação ao chip M2, usado no headset de realidade mista disponível atualmente.

A ideia é aprimorar substancialmente o poder computacional dos óculos, aperfeiçoando a conectividade com recursos de inteligência artificial generativa do Apple Intelligence, ferramenta que deve começar a operar em outubro deste ano.

Apple Vision Pro 2 terá novos recursos de IA / Imagem: Apple/Divulgação

Kuo esclareceu que a Apple não fará outras mudanças no design do hardware para, segundo ele, reduzir custos e preços. Ainda assim, a previsão é que o valor de mercado dos óculos seja mantido na faixa atual, de U$ 3.499 (R$ 19 mil na cotação atual). 

O preço elevado é apontado como o principal fator para o baixo volume de vendas, com 100 mil unidades comercializadas até julho deste ano, frustrando os planos da gigante americana.

Leia Mais:

O que vem por aí

Na tentativa de popularizar o Vision Pro 2, a Apple vai apostar em experiências de computação espacial. Uma delas permite que o usuário dê maior profundidade e dimensão de aparência natural às fotos disponíveis na biblioteca pessoal. As imagens também poderão ser compartilhadas em chamadas pelo FaceTime.

Nova versão terá recurso de imersão em fotos do usuário / Imagem: Apple/Divulgação

Na integração com o Mac Virtual Display, os óculos garante uma tela ultralarga e expansível que equivale a dois monitores 4K lado a lado. Isso aumenta a nitidez e a exposição de detalhes. 

Kuo prevê ainda a inclusão de recursos de texto para vídeo semelhantes ao Sora da OpenAI combinados com a atualização da Siri.

Controles de voz e toque para acessar o Home View, além de mudanças no peso e duração da bateria, também são itens que estão na lista de melhorias a serem feitas no futuro, segundo o analista.

Bruna Barone
Colaboração para o Olhar Digital

Bruna Barone é formada em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero. Atuou como editora, repórter e apresentadora na Rádio BandNews FM por 10 anos. Atualmente, é colaboradora no Olhar Digital.

Gabriel Sérvio é formado em Comunicação Social pelo Centro Universitário Geraldo Di Biase e faz parte da redação do Olhar Digital desde 2020.