Milhões de veículos podem ser hackeados por uma falha de segurança

Um grupo de pesquisadores revelou que encontrou uma falha que permitiria que hackers assumissem o controle dos recursos de milhões de carros
Alessandro Di Lorenzo30/09/2024 11h50, atualizada em 04/01/2025 15h41
carro_eletrico_tecnologico_hackers-1-1200x1080
Imagem: Rodrigo Mozelli (geardo com IA)/Olhar Digital
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Os veículos hoje são totalmente conectados à internet, o que possibilita que os motoristas tenham acesso a vários serviços. No entanto, isso também pode representar riscos. Um grupo de pesquisadores de segurança independentes revelou que encontrou uma falha em um site administrado pela montadora Kia que permitiria que hackers assumissem o controle dos recursos de milhões de carros.

Hackers poderiam rastrear a localização dos veículos

Segundo a equipe responsável pelo alerta, seria possível que criminosos explorassem essa vulnerabilidade e criassem o seu próprio aplicativo personalizado para enviar comandos aos veículos.

Esta falha permitiria, por exemplo, escanear a placa de qualquer veículo Kia conectado à Internet e, em segundos, rastrear a localização dele.

hacker carros
Criminosos poderiam acessar diversos serviços dos veículos (Imagem: Golden Dayz/Shutterstock)

Estar no comando dos sistemas ainda possibilitaria destravar o carro, buzinar ou mesmo ligar a ignição do veículo. No entanto, os hackers não teriam acesso aos sistemas de direção ou freios

Por outro lado, eles poderiam acessar informações importantes de smartphones e outros dispositivos conectados ao veículo.

Leia mais

Fachada de loja da Kia
Kia afirmou ter solucionado o problema de forma parcial (Imagem: Artem Saranin/Pexels)

Montadora se pronunciou sobre riscos

  • Depois que os pesquisadores alertaram a Kia sobre o problema, no mês de junho, a montadora informou ter corrigido a vulnerabilidade de forma parcial.
  • Segundo a empresa, foi feita uma alteração que bloqueia o uso de qualquer das técnicas citadas no trabalho.
  • Apesar disso, a Kia afirmou que ainda está investigando o que causou essa série de falhas de segurança.
  • No entanto, a montadora não deu mais atualização sobre a situação, o que não dá certeza sobre uma solução permanente para o problema.
  • Foi por isso que o grupo resolveu publicar as informações sobre os problemas de segurança e a possibilidade de hacker os veículos.
Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.