Tesla faz seu quinto recall de veículos no ano; veja os motivos

Recall mais recente foi motivado por lentidão na câmera traseira do Cybertruck, que limita a visão do motorista e aumenta riscos de acidente
Por Leandro Costa Criscuolo, editado por Bruno Capozzi 03/10/2024 19h40
Fachada da Tesla
(Imagem: Kittyfly/Shutterstock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O recall de veículos na Tesla está virando algo mais comum do que todos gostariam. Os Cybertrucks estão lidando atualmente com uma câmera traseira lenta para exibir, forçando a empresa a emitir um recall.

Felizmente, isso pode ser corrigido com uma atualização de software, ao contrário de outras falhas que podem exigir o recall presencial, ou seja, os proprietários precisam levar os veículos na concessionária.

A disponibilidade atrasada da exibição da câmera retrovisora ​​pode afetar a visão traseira do motorista e aumentar o risco de uma colisão.

Este é o quinto recall emitido pela empresa só em 2024. Além de problemas no Tesla Cybertruck, outros modelos também conviveram com falhas que precisaram ser corrigidas.

Leia mais

tesla cybertruck
Recall mais recente da Tesla afeta praticamente todos os Cybertrucks que existem – Imagem: Mike Mareen/Shutterstock

O relatório da National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA) disse que o recall se aplica a “certos veículos Cybertruck do ano modelo (MY) 2024 fabricados entre 13 de novembro de 2023 e 14 de setembro de 2024, que estão ou estavam operando com uma lógica de software específica para hardware de baixa tensão.”

O número total de veículos no relatório é de 27.185, o que representa quase todos os Cybertrucks fabricados até agora

Os recalls recentes da Tesla por falhas em veículos

  • Em maio, o recall foi motivado por problemas no cinto de segurança. 125.227 veículos tinham risco de falha, e os modelos afetados eram o Model S (fabricados entre 2012 e 2024), Model X (2015-2024), Model 3 (2017-2023) e Model Y (2020-2023).
  • No mês de junho, 20 mil unidades do Cybertruck tiveram que passar por reparos devido a defeitos no limpador de para-brisa.
  • Em julho, a Tesla precisou fazer o recall de 1,8 milhão de veículos devido a um problema no capô. Os modelos afetados eram o Model 3, Model S, Model X e Model Y.
  • Já em agosto, quase dez mil modelos do SUV Model X precisaram do recall presencial por conta de um problema no teto.
tesla
A Tesla tem precisado emitir recalls com frequência em 2024 – Imagem: Milos Ruzicka/Shutterstock
Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.