HoloLens 2: Microsoft encerra linha de óculos de realidade mista

Empresa garantiu continuidade de projeto com Exército dos EUA que utiliza headset com variação da tecnologia virtual
Por Bruna Barone, editado por Bruno Capozzi 03/10/2024 09h48
Fachada de um dos prédios administrativos da Microsoft
Todo o boom gerado pela IA está fazendo empresas do setor gastarem mais – e Microsoft não escapa (Imagem: MacroEcon/Shutterstock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Lançado como promessa de revolução do mundo virtual, o headset HoloLens 2 não será mais produzido pela Microsoft. O suporte com atualizações de segurança será finalizado em 31 de dezembro de 2027. As informações são do site The Verge.

O óculos de realidade aumentada foi anunciado pela gigante americana em 2015 e teve uma versão atualizada em 2019 com novos recursos, incluindo campo de visão mais amplo e rastreamento ocular.

Nos últimos anos, no entanto, os indícios de dificuldades da Microsoft com o HoloLens 2 ficaram aparentes. Um fator determinante foi a saída da ex-diretora da área Alex Kipman, após alegações de má conduta, em 2022. O setor de desenvolvimento do hardware ficou ainda mais desfalcado após novas demissões em janeiro de 2023, de acordo com o site.

Microsoft HoloLens 2 (Imagem: André Fogaça/Olhar Digital)
Microsoft HoloLens 2 (Imagem: André Fogaça/Olhar Digital)

“Continuaremos a investir em oportunidades de realidade mista com soluções e serviços de software de primeira linha, fazendo parcerias com o ecossistema mais amplo de hardware de telefonia móvel e realidade mista”, disse o gerente geral de comunicações em nuvem da Microsoft, Craig Cincotta, em nota enviada à publicação.

Por enquanto, a empresa descartou a possibilidade de criação de um HoloLens 3, mas não desconsiderou uma eventual atualização no hardware em um momento oportuno.

Leia Mais:

Novos planos 

Ainda no mercado de realidade mista, a Microsoft se uniu à Anduril Industries, empresa de tecnologia militar, para aprimorar os headsets IVAS usados ​​pelo Exército dos Estados Unidos. O equipamento tem como base a tecnologia HoloLens.

“Continuamos totalmente comprometidos com o programa IVAS com o Departamento de Defesa dos EUA”, prometeu Cincotta. Os headsets entraram em testes em 2021 e possuem sensores de imagem térmica e de visão noturna. 

Programa IVAS da Microsoft com Exército americano será mantido / Imagem: Microsoft/Divulgação

O investimento previsto pelo Exército americano na tecnologia é de até US$ 21,9 bilhões (R$ 119 bilhões na cotação atual) ao longo do contrato de 10 anos do projeto com a Microsoft. Para 2025, a empresa pretende corrigir problemas com o fone de ouvido do headset.

Bruna Barone
Colaboração para o Olhar Digital

Bruna Barone é formada em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero. Atuou como editora, repórter e apresentadora na Rádio BandNews FM por 10 anos. Atualmente, é colaboradora no Olhar Digital.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.