Confira o Olhar Digital News na íntegra (03/10/2024)

Uma 'mini Terra' em nossa vizinhança cósmica, a explosão solar mais forte em anos e o aumento dos ciberataques no Brasil. Confira os destaques desta edição
Júlia Dal Rovere03/10/2024 20h41, atualizada em 04/10/2024 01h33
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Estes são alguns destaques da edição desta quinta-feira (03):

Ataques cibernéticos no Brasil aumentaram no primeiro semestre

Ataques cibernéticos aumentaram no mundo todo no primeiro semestre deste ano, incluindo no Brasil. É isso que mostra o Relatório de Inteligência de Ameaças DDoS 2024.1 da empresa NETSCOUT, divulgado nesta semana. Ataques hacktivistas estão entre as atividades identificadas e também podem causar problemas para organizações globais, inclusive ameaçando infraestrutura de serviços.

Deu a louca no Sol? Mancha hiperativa no astro produz explosão recorde

Conforme noticiado pelo Olhar Digital, uma mancha no Sol foi responsável pela segunda maior explosão solar dos últimos tempos na terça-feira (1). Acontece que o astro não está para brincadeira esta semana: na manhã desta quinta (3), um novo episódio, ainda mais potente, resultou em uma erupção recorde, que superou até mesmo o grande evento de maio deste ano.

Novos modelos de IA não admitem quando não sabem responder algo, diz pesquisa

Um novo estudo publicado na revista Nature revela que, à medida que os modelos de linguagem grande (LLMs) de IA se tornam mais avançados, eles têm menos probabilidade de admitir que não conseguem responder a uma pergunta.

Lugar no meio do oceano pode revelar passado (e futuro) climático da Terra

Cientistas estão buscando núcleos de gelo intactos antigos. Durante esta missão, no entanto, eles descobriram algo que pode ser muito valioso quando se trata de entender o passado e o futuro climático do nosso planeta.

Nova ‘mini Terra’ é descoberta próxima do Sistema Solar

Astrônomos descobriram um pequeno planeta orbitando a estrela solo mais próxima do Sistema Solar, conhecida como estrela de Barnard. O exoplaneta recém-descoberto tem cerca de metade da massa de Vênus e leva pouco mais de três dias terrestres para orbitar sua estrela-mãe anã vermelha.

O Olhar Digital News é exibido de segunda a sexta em nossas redes. Acompanhe!

Júlia Dal Rovere
Redator(a)

Júlia Dal Rovere é estudante de jornalismo na Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) e redatora no Olhar Digital.