Quando a noite cai e olhamos para o céu, vemos o firmamento salpicado de pontos luminosos. São estrelas – e cada uma está a alguma distância da Terra. O Universo tem mais de dez sextilhões de estrelas. É virtualmente impossível listar todas e suas respectivas distâncias do nosso planetinha azul. Mas, o Olhar Digital te mostra quais são as dez mais próximas da Terra.
Quais estrelas você vai ver
A estrela mais próxima de nós

O Sol – central para o Sistema Solar (daí o nome) – é a estrela mais perto da Terra. Ele fica a 150 milhões de quilômetros do nosso planeta. Em anos-luz, isso dá oito minutos. Já em quilômetros por hora (km/h), é uma viagem de quase 143 anos.
Em comparação à Terra, o Sol é um colosso, com diâmetro de 1,4 milhão de quilômetros (dá para ir para a Lua e voltar quase quatro vezes). Já em relação aos outros tipos de estrelas no Universo, é uma anã amarela. Literalmente.
Leia mais:
- O que é astronomia e como funciona o estudo do espaço
- Saiba como ver a foto da Nasa publicada no dia do seu aniversário
- Entenda o que é a Lua, como e quando ela se formou
Agora, vamos passear pela nossa vizinhança cósmica. Confira abaixo as dez estrelas mais próximas do nosso planeta, para além do Sol (organizadas em ordem crescente de distância):
Proxima Centauri

Distância: 4,2 anos-luz
Esta é a vizinha do nosso vizinho. Mas, diferente dele, é uma anã vermelha (tipo mais comum no Universo). Ela faz parte do sistema Alpha Centauri, com outras duas. Por isso, também leva o nome de Alpha Centauri C, enquanto as outras – que ficam um pouco mais longe (4,37 anos-luz) – são A e B.
Estrela de Barnard

Distância: 4,4 anos-luz
Outra anã vermelha – ou seja, fria e com pouca massa. Esta fica na constelação do Serpentário e leva o nome do astrônomo E. E. Barnard, que a descobriu em 1916.
Lalande 21185

Distância: 8,3 anos-luz
Também é uma anã vermelha – mas esta fica na constelação da Ursa Maior. Com magnitude sete (medida do brilho dela), dá para observá-la com telescópio pequeno.
Sirius

Distância: 8,6 anos-luz
Este é, na verdade, um sistema binário, com duas estrelas brancas que orbitam entre si. Pode não ser a mais próxima da Terra, mas entre as estrelas no céu noturno, Sirius é a mais brilhante.
Ross 154

Distância: 9,7 anos-luz
É uma anã vermelha, considerada a estrela mais próxima da constelação de Sagitário do sul. Leva o nome de Frank Elmore Ross, que a catalogou em 1925.
Epsilon Eridani

Distância: 10,5 anos-luz
Do tipo K3 (isto é, menor e mais fria que o Sol), esta é a estrela mais próxima da constelação Eridanus. Também é um dos sistemas estelares mais próximos visível a olho nu. E tem menos de um bilhão de anos.
Lacaille 9352

Distância: 10,7 anos-luz
Mais uma anã vermelha, só que esta fica na constelação de Piscis Austrinus e é tímida. Sua magnitude é muito baixa para ser vista a olho nu, mesmo num dia com condições excelentes de observação.
Ross 128

Distância: 10,9 anos-luz
Outra anã vermelha tímida. A estrela, também catalogada por Frank Elmore Ross, fica na constelação de Andrômeda e tem brilho fraco demais para ser observável.
61 Cygni

Distância: 11,41 anos-luz
Igual a Sirius, é um sistema binário, só que de anãs laranjas. Seu nome faz alusão a Cygnus, constelação da qual faz parte. E as estrelas completam uma órbita entre si a cada 659 anos.
Prócion

Distância: 11,45 anos-luz
A anã branca também leva o nome de Alpha Canis Minoris. Isso por ser a estrela mais brilhante da constelação Cão Menor. E ela está na bandeira do Brasil, para representar o estado do Amazonas.
Fontes: Brasil Escola, Earth Sky, ESA e Space
Imagem de destaque: Qimono / Pixnio
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!