MacOS 15: Apple corrige falha que quebrava ferramentas de segurança

Usuários relataram problemas com navegação pela web após atualização do software conhecido como Sequoia, em setembro
Por Bruna Barone, editado por Bruno Ignacio de Lima 07/10/2024 18h15
Logo da Apple na fachada de uma loja da empresa
País asiático é ponto estratégico para a maçã (Imagem: rukawajung/Shutterstock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Apple diz ter corrigido um problema causado pela atualização do sistema operacional macOS15, também conhecido como Sequoia. A nova versão foi lançada em setembro e quebrou a funcionalidade de diversos produtos de segurança cibernética, incluindo recursos desenvolvidos pela CrowdStrike e pela Microsoft.

Na semana passada, a bigtech anunciou uma nova atualização que, segundo a empresa, “melhora a compatibilidade com software de segurança de terceiros”. O update também “melhora a confiabilidade da autenticação de logon único no Safari”, de acordo o comunicado.

Na época do lançamento do Sequoia, usuários relataram que o firewall do novo sistema estava bloqueando o acesso à navegação na web. A Mozilla, responsável pelo Firefox, chegou a relatar o bug à Apple, segundo o site TechCrunch.

crowdstrike e microsoft
Recursos da Microsoft e Crowdstrike foram afetadas pela falha (Imagem: Ascannio/Shutterstock)

Profissionais de segurança cibernética também alertaram que não conseguiam usar algumas ferramentas de segurança, como o Falcon da CrowdStrike e o Microsoft Defender. A falha atrasou, inclusive, o início do suporte ao cliente oferecido por essas empresas.

“As atualizações do macOS melhoram a estabilidade, o desempenho ou a compatibilidade do seu dispositivo e são recomendadas para todos os usuários”, diz a nota mais recente da Apple sobre o novo sistema.

Leia Mais:

Atualização do macOS Sequoia quebra ferramentas de segurança / Imagem: Apple/Divulgação

O que promete o MacOS 15 Sequoia?

  • Espelhamento do iPhone: permite acessar e controlar o iPhone direto do Mac. O usuário pode navegar pelos aplicativos favoritos e responder às notificações enquanto o iPhone permanece bloqueado;
  • Safari: a nova versão do navegador traz um jeito fácil de encontrar informações na internet com o recurso Destaques, com resumo de artigos e criação de links rápidos. O Controle de distração permite ocultar elementos de uma página que distraem durante a navegação;
  • Novo App Senhas: promete mais facilidade para acessar as senhas, chaves-senha, senhas de Wi-Fi e outras credenciais, tudo em um só lugar com uso de criptografia. Recurso é usado no Safari e pode fazer a sincronização entre aparelhos Apple e Windows;
  • Apple Intelligence: o sistema de inteligência pessoal combinará o poder dos modelos generativos com o contexto pessoal e oferece inteligência mais útil e relevante, ao mesmo tempo que protege a privacidade e segurança dos usuários.
Bruna Barone
Colaboração para o Olhar Digital

Bruna Barone é formada em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero. Atuou como editora, repórter e apresentadora na Rádio BandNews FM por 10 anos. Atualmente, é colaboradora no Olhar Digital.

Bruno Ignacio é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Com 10 anos de experiência, é especialista na cobertura de tecnologia. Atualmente, é editor de Dicas e Tutoriais no Olhar Digital.