Apenas celulares com 4G serão certificados a partir de 2025

A medida foi anunciada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e passa a valer a partir do dia 6 de abril de 2025
Alessandro Di Lorenzo08/10/2024 15h44
brasil-1-1920x1080
Imagem: Anton Balazh/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) publicou nesta terça-feira (8) uma normativa que define que apenas celulares compatíveis com tecnologias 4G ou superiores poderão ser certificados pela autarquia. A medida passa a valer a partir do dia 6 de abril de 2025 e também engloba terminais de acesso.

Equipamentos com tecnologias inferiores não poderão entrar no Brasil

Segundo a Anatel, os novos critérios permitem a certificação de equipamentos com tecnologia 2G e 3G, desde que ele tenham também 4G ou tecnologias superiores. Na prática, isso significa que apenas equipamentos compatíveis com, pelo menos, a tecnologia 4G poderão entrar no mercado brasileiro a partir de abril de 2025.

Imagem mostra uma antena de telecomunicação
Medida faz parte de plano de transição tecnológica (Imagem: This Lama/Shutterstock)

A Agência Nacional de Telecomunicações afirmou que o principal objetivo dos novos requisitos é garantir que os equipamentos homologados tenham compatibilidade com as redes mais modernas. Isso vai evitar que eles deixam de funcionar completamente quando as prestadoras de serviços desativarem as redes 2G e 3G no Brasil.

A medida faz parte de um plano de transição tecnológica dos setores de telecomunicação. Segundo o órgão ligado ao governo federal, este é um “passo necessário para atender às demandas de novas aplicações e modelos de negócios, em prol da transformação digital do país”.

Leia mais

Anatel
Anatel informou que novas regras passam a valer a partir de 2025 (Imagem: rafastockbr/Shutterstock)

Medida não impacta aparelhos já certificados

  • Segundo a Anatel, a atualização dos requisitos não vai afetar os equipamentos que não sejam compatíveis com tecnologia 4G, mas que já estejam certificados e utilizados no país.
  • As redes 2G e 3G também não serão afetadas e continuarão funcionando normalmente no Brasil num primeiro momento.
  • As informações são de O Globo.
Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.

Ícone tagsTags: