Quando o X volta? PGR defende desbloqueio no Brasil

Segundo o procurador-geral da República, Paulo Gonet, não há mais motivo impedindo a volta da rede social em território brasileiro
Gabriel Sérvio08/10/2024 16h33, atualizada em 08/10/2024 17h48
Pessoa vendo um celular com o logo do X
Rede social de Elon Musk tomou decisão polêmica (Imagem: rafapress/Shutterstock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Mesmo cumprindo as determinações do STF, o X (antigo Twitter) continua suspenso no Brasil. A Procuradoria-Geral da República (PGR) defendeu em parecer enviado nesta terça-feira (8) ao Supremo que o acesso deve ser restabelecido.

O procurador-geral, Paulo Gonet, aponta no documento que não há mais “motivo que impeça a reativação da plataforma X no Brasil”. Ainda segundo Gonet, a violação das ordens judiciais e da legislação que causaram a suspensão da plataforma foram resolvidas.

Vale recordar que o X está fora do ar no Brasil desde o dia 30 de agosto. Após cumprir determinações judiciais e efetuar o pagamento de multas, falta apenas a autorização do STF para encerrar o bloqueio.

  • O X pagou R$ 28, 6 milhões em multas (agora na conta correta);
  • A empresa também indicou um representante legal no Brasil;
  • Por fim, a rede social bloqueou perfis indicados pelo Supremo;
  • O ministro Alexandre de Moraes, relator do caso, solicitou manifestação da PGR sobre o caso na última semana.
Montagem com fotos do ministro Alexandre de Moraes, do STF, e de pessoa segurando celular com logomarca do X/Twitter na tela e, ao fundo, uma imagem da bandeira do Brasil
(Imagem: Antonio Cruz – Agência Brasil/rafapress – Shutterstock)

Outra pendência para o retorno do X foi resolvida nesta segunda-feira (7) pela Caixa Econômica Federal: a transferência de valores para a conta correta no Banco do Brasil, seguindo determinação do STF. Na última sexta (4), Moraes identificou que o pagamento foi realizado em uma conta diferente, o que impediu uma nova análise sobre o pedido da rede social para reverter o bloqueio.

Leia mais:

Afinal, quando o X volta no Brasil?

O posicionamento da Procuradoria-Geral da República (PGR) é mais um sinal positivo de que falta pouco para o X voltar a operar no Brasil. Agora, falta apenas o sinal verde de Moraes para liberar o acesso à plataforma, o que pode acontecer nos próximos dias.

Gabriel Sérvio é formado em Comunicação Social pelo Centro Universitário Geraldo Di Biase e faz parte da redação do Olhar Digital desde 2020.