Samsung pode colocar processador Ultra em toda a linha Galaxy S25; entenda

Samsung estaria com dificuldades para fabricar processadores suficientes para a linha Galaxy 25 – e solução pode ser apelar para a Qualcomm
Pedro Spadoni08/10/2024 11h56
Parte de trás do Galaxy S24 Ultra na mão de uma pessoa
(Imagem: Wongsakorn Napaeng/Shutterstock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A princípio, a linha Galaxy S25 teria processadores Exynos 2500, da Samsung (nos modelos “normal” e Plus); e Snapdragon 8 Gen 4, da Qualcomm (no modelo Ultra). Mas a Samsung estaria enfrentando dificuldades em fabricar processadores suficientes para sua próxima linha. No fim, a solução pode ser apelar para processadores da Qualcomm.

Pelo menos, este é um rumo possível ao tomar por base as informações publicadas recentemente pelo Business Korea. Segundo o site, a produção de chips com arquitetura de três nanômetros tem apresentado rendimentos instáveis.

Processador Exynos 2500 da Samsung pode ficar de fora da linha Galaxy S25

Confira abaixo os principais pontos da reportagem publicada pelo Business Korea:

Dificuldades em fabricar processadores Exynoss 2500 pode abrir espaço para Snapdragon 8 Gen 4 na próxima linha de celulares da Samsung (Imagem: Ralf Liebhold/Shutterstock)
  • O setor de fundição da Samsung Electronics enfrenta perdas contínuas e incertezas estratégicas. Esta divisão deve registrar uma perda de 500 bilhões de won (R$ 2 bilhões) no terceiro trimestre de 2024;
  • O chip Exynos 2500, fabricado com o processo de três nanômetros, enfrenta baixo rendimento e pode não ser incluído no Galaxy S25. E o desenvolvimento de dois nanômetros está atrasado;
  • A Samsung iniciou a produção de chips de três nanômetros com tecnologia GAA (Gate-All-Around), mas os resultados instáveis afastaram clientes. Isso dificulta a competição com a TSMC, que lidera o mercado de semicondutores com 62,3% de participação, contra 11,5% da Samsung;
  • Há rumores internos sobre a transferência de funcionários da fundição para o setor de memória. Externamente, há debates sobre a separação do negócio de fundição. Especialistas estão divididos sobre a eficácia dessa estratégia.

Leia mais:

Qualcomm Snapdragon
Optar pelo Snapdragon na linha Galaxy S25 toda seria um golpe para o negócio de semicondutores da Samsung (Imagem: Angga Budhiyanto/Shutterstock)

Vale destacar: na indústria de chips, o rendimento nunca é de 100%. Isso porque o chip retangular é cortado de um wafer circular – ou seja, sempre há algum desperdício, conforme apontado pelo GSM Arena.

Se a Samsung realmente optar pelo processador da Qualcomm na linha Galaxy S25, vai ser mais um golpe para o negócio de semicondutores da empresa – que já perdeu pedidos da Nvidia e da Apple para a TSMC. A ver os próximos capítulos desta saga.

Pedro Spadoni
Redator(a)

Pedro Spadoni é jornalista formado pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep). Já escreveu para sites, revistas e até um jornal. No Olhar Digital, escreve sobre (quase) tudo.