Uso de IA em anúncios políticos não é bom para candidatos, diz estudo

Novas leis de divulgação estariam prejudicando a credibilidade de candidatos que usam inteligência artificial em suas campanhas
Leandro Costa Criscuolo08/10/2024 15h11, atualizada em 11/10/2024 13h21
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Com o aumento do uso de ferramentas de inteligência artificial (IA) em anúncios políticos, muitos estados estão implementando leis que exigem a divulgação desse uso pelos candidatos. Essas regras visam combater a preocupação de que a IA possa ser utilizada para enganar os eleitores.

No entanto, um estudo do Center on Technology Policy da Universidade de Nova York revela que tais divulgações podem ter um efeito negativo inesperado, tornando os candidatos que reconhecem o uso de IA em seus anúncios menos confiáveis e atraentes.

Os pesquisadores analisaram como mais de mil participantes reagiram a anúncios políticos fictícios, alguns com isenções de responsabilidade de IA e outros sem.

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Um anúncio que avisa quando é criado por IA impacta negativamente na confiabilidade do político – Imagem: LookerStudio / Shutterstock.com

Mais detalhes do estudo

  • Os resultados mostraram que os anúncios com rótulos de IA prejudicaram a imagem dos candidatos, especialmente em anúncios de ataque, onde o candidato atacado foi percebido como mais confiável.
  • O estudo comparou dois tipos de rótulos exigidos por leis estaduais: um baseado em Michigan, focado em divulgações de uso enganoso, e outro mais amplo, que abrange qualquer uso de IA.
  • Os rótulos do estilo Michigan tiveram uma resposta negativa mais intensa.

Embora as descobertas sejam significativas, o impacto das isenções foi considerado pequeno. Os pesquisadores sugerem que como essas divulgações são redigidas é crucial, e muitos participantes preferem isenções mais abrangentes, mesmo para usos inócuos da IA.

Isso indica que os envolvidos nas estratégias políticas devem considerar cuidadosamente o design e o impacto das divulgações de IA antes de implementá-las em anúncios políticos.

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Conteúdos de política usando IA poderiam ser repensados pelas equipes dos candidatos (Imagem: SuPatMaN / Shutterstock.com)
Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.