YouTube tem mais audiência que a TV aberta pela primeira vez no Brasil, diz pesquisa

Levantamento aponta que 75 milhões de pessoas assistem ao YouTube no Brasil, contra 73 milhões de espectadores da TV aberta
Por Alessandro Di Lorenzo, editado por Lucas Soares 11/10/2024 10h33
Pessoa apontando controle para TV que exige logomarca do YouTube
(Imagem: Funstock/Shutterstock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Um levantamento realizado pelo Kantar IBOPE Media, uma das principais empresas que atuam no setor de pesquisa de mercado e audiência, apontou uma mudança no comportamento da população. Pela primeira vez, o YouTube ultrapassou a TV aberta na preferência dos brasileiros.

Migração da audiência para as plataformas digitais

  • Segundo o estudo, o YouTube contabiliza 75 milhões de pessoas que assistem à plataforma em televisores com internet, por exemplo.
  • Já as emissoras de TV aberta, somadas, alcançam 73 milhões de espectadores.
  • Os números indicam uma tendência crescente de migração de audiência das emissoras tradicionais para plataformas digitais.
  • O levantamento contabilizou todas as telas (TVs conectadas, desktop, celulares e outras plataformas de acesso).
  • As informações são do Metrópoles.
YouTube tem conquistado cada vez mais os brasileiros (Imagem: JarTee/Shutterstock)

Leia mais

Opções esportivas alavancaram audiência do YouTube

Em grande parte, o aumento da audiência do YouTube pode ser atribuído à popularidade dos conteúdos. A plataforma oferece opções que vão desde a reprodução de músicas até a exibição de grandes eventos esportivos.

E foi justamente o aumento da participação no mundo do esporte que ajudou a consolidar o YouTube como um queridinho dos brasileiros. O destaque neste sentido vai para a CazéTV, que transmitiu de forma gratuita pela plataforma as partidas da Eurocopa (o campeonato europeu de futebol), além dos Jogos Olímpicos de Paris.

Transmissão dos Jogos Olímpicos no YouTube foi apontado como um dos diferenciais (Imagem: Svet foto/Shutterstock)

De olho nesta tendência, o YouTube confirmou um negócio feito com a Liga Forte União e vai transmitir 38 jogos do Campeonato Brasileiro de futebol entre 2025 e 2027. Resta saber como a TV aberta pretende reagir a este cenário.

Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.

Lucas Soares
Editor(a)

Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.