Um levantamento realizado pelo Kantar IBOPE Media, uma das principais empresas que atuam no setor de pesquisa de mercado e audiência, apontou uma mudança no comportamento da população. Pela primeira vez, o YouTube ultrapassou a TV aberta na preferência dos brasileiros.
Migração da audiência para as plataformas digitais
- Segundo o estudo, o YouTube contabiliza 75 milhões de pessoas que assistem à plataforma em televisores com internet, por exemplo.
- Já as emissoras de TV aberta, somadas, alcançam 73 milhões de espectadores.
- Os números indicam uma tendência crescente de migração de audiência das emissoras tradicionais para plataformas digitais.
- O levantamento contabilizou todas as telas (TVs conectadas, desktop, celulares e outras plataformas de acesso).
- As informações são do Metrópoles.

Leia mais
- Finalmente: YouTube TV vai permitir reprodução de conteúdos com tela bloqueada
- TV aberta continua sendo a preferida dos brasileiros, aponta estudo
- Mais de 40% dos domicílios com TV têm serviço de streaming no Brasil
Opções esportivas alavancaram audiência do YouTube
Em grande parte, o aumento da audiência do YouTube pode ser atribuído à popularidade dos conteúdos. A plataforma oferece opções que vão desde a reprodução de músicas até a exibição de grandes eventos esportivos.
E foi justamente o aumento da participação no mundo do esporte que ajudou a consolidar o YouTube como um queridinho dos brasileiros. O destaque neste sentido vai para a CazéTV, que transmitiu de forma gratuita pela plataforma as partidas da Eurocopa (o campeonato europeu de futebol), além dos Jogos Olímpicos de Paris.

De olho nesta tendência, o YouTube confirmou um negócio feito com a Liga Forte União e vai transmitir 38 jogos do Campeonato Brasileiro de futebol entre 2025 e 2027. Resta saber como a TV aberta pretende reagir a este cenário.