NASA reprograma lançamento da missão Europa Clipper, adiado pelo furacão Milton

O lançamento da missão Europa Clipper seria na quinta-feira (11), mas a NASA precisou adiar em razão da passagem do furacão Milton na Flórida
Flavia Correia12/10/2024 18h02, atualizada em 14/10/2024 10h45
europa-clipper-arte-nasa-1920x1080
Cartaz oficial da missão Europa Clipper, da NASA, provisoriamente marcada para ser lançada na segunda-feira (14). Crédito: NASA
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Conforme noticiado pelo Olhar Digital, a passagem do furacão Milton pela Flórida durante a semana forçou a NASA a suspender o lançamento da sonda Europa Clipper à órbita de Júpiter.

De acordo com um comunicado da agência, a espaçonave foi recolhida no hangar da SpaceX no Complexo de Lançamento 39A do Centro Espacial Kennedy (KSC), em Cabo Canaveral, na costa leste do estado, antes de o mau tempo se estabelecer, iniciando os procedimentos de segurança para furacões no domingo (6).

O lançamento estava programado para acontecer na quinta-feira (10), a bordo de um foguete Falcon Heavy, da SpaceX. No entanto, as previsões climáticas indicavam que a tempestade chegaria entre a véspera e o dia, o que de fato aconteceu.

Um caminhão capotado, de lado, no Centro Espacial Kennedy, da NASA após o furacão Milton. Na imagem de inserção, a sonda Europa Clipper dentro da carenagem de foguete SpaceX Falcon Heavy. Crédito: NASA Kennedy Space Center

Em um primeiro momento, a NASA apenas suspendeu o lançamento, sem nova data, depois, anunciou que seria este domingo (13). Em uma publicação no X (antigo Twitter), a conta oficial da missão revelou que agora a espaçonave decola na segunda-feira (14)

O perfil do Centro Espacial KSC no X afirma que os danos causados pelo furacão, como toldos rasgados e pequenas avarias em portas e semáforos, já foram solucionados, e o local está pronto para sediar o lançamento. “A Equipe de Avaliação e Recuperação de Danos concluiu sua avaliação do centro e de suas instalações e determinou que os funcionários podem retornar com segurança ao local para retomar o trabalho”, diz a postagem.

Leia mais:

Europa Clipper é a maior espaçonave já construída pela NASA para uma missão planetária

Maior espaçonave já construída pela NASA para uma missão planetária, a sonda robótica Europa Clipper, movida a energia solar, conduzirá as primeiras investigações detalhadas da lua gelada de Júpiter, Europa. A sonda orbitará o planeta, realizando em torno de 50 sobrevoos naquela lua para determinar se há lugares abaixo da superfície que poderiam suportar vida.

Os cientistas da missão planejam usar um conjunto de instrumentos avançados a bordo da sonda para estudar a habitabilidade de um provável oceano escondido sob a espessa camada de gelo da lua Europa. Ao custo de US$5 bilhões (mais de R$28 bilhões), o equipamento inclui câmeras, analisadores de poeira e um radar capaz de penetrar no gelo e analisar a interação com o campo gravitacional de Júpiter.

Conceito artístico da sonda Europa Clipper na órbita de Júpiter examinando a lua Europa. Créditos: NASA/JPL-Caltech.

Se tudo sair conforme o planejado, a sonda Europa Clipper deve chegar à lua Europa em 11 de abril de 2030. 

A NASA agendou uma transmissão ao vivo para 6 de novembro, última data disponível na janela de lançamento. Caso as operações realmente se confirmem para segunda-feira (ou outro dia antes da data limite), o webcast será reprogramado.

Flavia Correia
Redator(a)

Jornalista formada pela Unitau (Taubaté-SP), com Especialização em Gramática. Já foi assessora parlamentar, agente de licitações e freelancer da revista Veja e do antigo site OiLondres, na Inglaterra.