Apertem os cintos (se der tempo): voo mais curto do mundo dura menos de um minuto

O voo Loganair LM711 liga Westray, uma ilha à beira do arquipélago Orkney, no norte da Escócia, à pequena e remota ilha de Papa Westray
Alessandro Di Lorenzo13/10/2024 06h40
AVIAO-1-1920x933.png
Imagem: reprodução/YouTube
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Escutar música, ver uma série, ler um livro ou até mesmo aproveitar para descansar. Estas são algumas possibilidades do que se fazer durante um voo. No entanto, existe uma viagem tão curta que não dá tempo de fazer nada disso.

Viagem não é exatamente confotável

O voo Loganair LM711 liga Westray, uma ilha à beira do arquipélago Orkney, no norte da Escócia, à pequena e remota ilha de Papa Westray. A viagem é feita de duas a três vezes por dia e não é a experiência mais confortável do mundo.

A aeronave usada é de pequeno porte e pode transportar apenas oito passageiros. O piloto fica a poucos centímetros de distância e não existe nenhuma cabine separando ele do restante das pessoas. Isso significa que é possível ver como um avião é pilotado.

Viagem de avião mais curta do mundo (Imagem: captura de tela/Google Maps)

São duas hélices, visíveis através das janelas de ambos os lados, e muito ruído durante a viagem. A verdade é que não há muito conforto a bordo. Se você precisar usar o banheiro, por exemplo, a única opção é cruzar as pernas e se segurar.

Mas calma, esta experiência é tão rápida que provavelmente você nem teria vontade de ir ao banheiro. De acordo com o Guinness World Records (o Livro dos Recordes), o voo é o serviço de transporte aéreo mais curto do mundo.

A distância da viagem é de apenas 1,7 quilômetro. Já o tempo total de voo, num dia com ventos favoráveis e bagagem leve, é de 53 segundos. Isso é menos do que a maioria dos aviões comerciais leva para a atingir a altitude de cruzeiro. As informações são da CNN.

Leia mais

Experiência do voo mais curto do mundo atrai turistas

  • O voo é a única opção disponível para chegar à ilha de quatro quilômetros quadrados.
  • Lá, vivem cerca de 80 pessoas.
  • No verão, o pequeno avião traz turistas (não muitos, na verdade) para conhecer a região.
  • Além de, claro, experimentar o passeio aéreo mais curto do mundo.
  • Mas esta viagem começa um pouco antes (embora não muito).
  • Antes, é preciso embarcar no aeroporto de Kirkwall, a capital de Orkney, na maior ilha do arquipélago, conhecida como Mainland.
  • O voo neste caso demora muito mais (cerca de quinze minutos) antes de você finalmente poder realizar o último e pequeníssimo trecho da viagem.
Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.

Ícone tagsTags: