Europa Clipper: em busca de vida, missão decola rumo a lua de Júpiter

A decolagem aconteceu com sucesso a bordo de um Falcon Heavy, da SpaceX. Lançamento foi considerado um sucesso
Por Lucas Soares, editado por Bruno Capozzi 14/10/2024 13h31, atualizada em 14/10/2024 21h17
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A SpaceX lançou com sucesso a Europa Clipper, da NASA. A bordo de um Falcon Heavy, a espaçonave decolou diretamente do Kennedy Space Center, na Flórida, nos Estados Unidos, por volta das 13h06 (horário de Brasília) desta segunda-feira (14). A missão deve ser a primeira a conseguir detalhes da lua Europa, de Júpiter.

A missão estava marcada originalmente para voar no dia 1° de outubro, mas a aproximação do Furacão Milton mudou os planos e causou um adiamento de poucos dias. Nesta segunda-feira, o clima estava perfeito para o lançamento. 

Poucos minutos após a decolagem, a SpaceX informou que os propulsores laterais do Falcon Heavy da SpaceX se separaram do estágio principal, seguidos logo depois pelo primeiro estágio. Após o processo, o segundo estágio do Falcon Heavy atingiu com sucesso a órbita estacionária. A nave deve ser implantada no espaço por volta das 14h08 (horário de Brasília).

Leia mais:

Europa Clipper é a maior espaçonave já construída pela NASA para uma missão planetária

Maior espaçonave já construída pela NASA para uma missão planetária, a sonda robótica Europa Clipper, movida a energia solar, conduzirá as primeiras investigações detalhadas da lua gelada de Júpiter, Europa. A sonda orbitará o planeta, realizando em torno de 50 sobrevoos naquela lua para determinar se há lugares abaixo da superfície que poderiam suportar vida.

Os cientistas da missão planejam usar um conjunto de instrumentos avançados a bordo da sonda para estudar a habitabilidade de um provável oceano escondido sob a espessa camada de gelo da lua Europa. Ao custo de US$5 bilhões (mais de R$28 bilhões), o equipamento inclui câmeras, analisadores de poeira e um radar capaz de penetrar no gelo e analisar a interação com o campo gravitacional de Júpiter.

Se tudo sair conforme o planejado, a sonda Europa Clipper deve chegar à lua Europa em 11 de abril de 2030. 

Lucas Soares
Editor(a)

Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.