NASA lança missão em busca de vida na lua Europa, de Júpiter – saiba como assistir

Maior espaçonave já construída pela NASA, a sonda Europa Clipper decola nesta segunda (14) à procura de vida na quarta maior lua de Júpiter
Flavia Correia14/10/2024 11h36, atualizada em 14/10/2024 11h47
europa-clipper-nasa-1920x1080
Conceito artístico da espaçonave Europa Clipper da NASA. Créditos: NASA / JPL-Caltech
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Conforme noticiado pelo Olhar Digital, a passagem do furacão Milton pela Flórida forçou a NASA a adiar o lançamento da sonda Europa Clipper à órbita de Júpiter, que seria na última quinta-feira (10). 

Se tudo sair de acordo com o planejado, a espaçonave decola nesta segunda (14), iniciando uma longa jornada de mais de 2,9 bilhões de km para investigar a possibilidade de vida na lua Europa – e você pode acompanhar tudo ao vivo.

Foguete Falcon Heavy, da SpaceX, posicionado na plataforma de lançamento Pad 39A no Centro Espacial Kennedy da NASA, na Flórida, pronto para lançar a missão Europa Clipper, da NASA. Crédito: SpaceX/NASA/JPL

Segundo a programação, a missão decola às 13h06 (pelo horário de Brasília), do Complexo de Lançamento 39A do Centro Espacial Kennedy (KSC), em Cabo Canaveral, a bordo de um foguete Falcon Heavy, da SpaceX. A transmissão em tempo real está marcada para começar ao meio-dia, pela NASA TV (no canal oficial no YouTube, pelo aplicativo e pelo site da agência).

Leia mais:

Maior espaçonave já construída pela NASA para uma missão planetária

Movida a energia solar, a sonda robótica Europa Clipper é a maior espaçonave já construída pela NASA para uma missão planetária e conduzirá as primeiras investigações detalhadas da lua gelada Europa. 

A sonda orbitará Júpiter, realizando em torno de 50 sobrevoos naquela que é a quarta maior lua do planeta, para determinar se há lugares abaixo da superfície que poderiam suportar vida.

A grandiosa espaçonave Europa Clipper antes de ser embalada para voar. Crédito: SpaceX

Os cientistas da missão planejam usar um conjunto de instrumentos avançados a bordo da sonda para estudar a habitabilidade de um provável oceano escondido sob a espessa camada de gelo do misterioso corpo celeste. 

Ao custo de US$5 bilhões (mais de R$28 bilhões), o equipamento inclui câmeras, analisadores de poeira e um radar capaz de penetrar no gelo e analisar a interação com o campo gravitacional de Júpiter.

Se der tudo certo, a missão, cujo nome é uma referência aos navios clipper leves do século 19, que rotineiramente percorriam rotas comerciais em todo o mundo, a sonda Europa Clipper deve chegar à lua Europa em abril de 2030. Caso haja algum impedimento, a janela de lançamento este ano vai até o dia 6 de novembro.

Flavia Correia
Redator(a)

Jornalista formada pela Unitau (Taubaté-SP), com Especialização em Gramática. Já foi assessora parlamentar, agente de licitações e freelancer da revista Veja e do antigo site OiLondres, na Inglaterra.