Elon Musk quer robôs para quase tudo — até para serem babás dos seus filhos

Enquanto prepara o mundo para o lançamento do Optimus, o robô da Tesla, Musk falou das várias tarefas que um robô poderá assumir
Por Leandro Costa Criscuolo, editado por Bruno Capozzi 14/10/2024 20h06
robô babá
Imagem: Shutterstock/TunedIn by Westend61
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Em breve, podemos estar em uma realidade em que um robô conseguirá assumir muitas das tarefas do dia a dia, e algumas delas indo além do que imaginávamos ser possível.

Em um evento da Tesla na semana passada, Elon Musk apresentou os robôs mais recentes que estão ficando cada vez mais semelhantes aos humanos. É comparável a ter seu próprio R2-D2 ou C-3PO, disse o bilionário, lembrando os populares robôs da franquia de Star Wars.

“O que ele pode fazer?” Musk perguntou em um vídeo do evento que foi postado no site da Tesla. “Ele pode ser um professor, tomar conta dos seus filhos. Ele pode passear com seu cachorro, cortar sua grama, fazer compras, ser apenas seu amigo, servir bebidas”.

Leia mais:

Robô da Tesla apresentado em evento

  • O evento, chamado “Nós, Robôs”, demonstrou os protótipos do Optimus, da Tesla, que dançavam em uma espécie de gabinete de vidro, acenavam para os participantes e distribuíam itens.
  • Foi parte dos anúncios de Musk que também incluíam os “Cybercabs” da empresa, veículos movidos a IA que não têm volantes ou pedais.
  • Contudo, para esse lançamento, precisaremos esperar até pelo menos 2026 quando eles devem estar disponíveis.

Musk não deu prazos específicos sobre os robôs Optimus da Tesla, que tem sede em Austin.

Durante o evento, um vídeo mostrou um robô regando uma planta doméstica, jogando algum tipo de jogo em uma mesa com pessoas e tirando compras de um porta-malas antes de colocá-las no balcão da cozinha.

“Vai ser incrível”, disse Musk no evento realizado na Califórnia. “Acho que este será o maior produto de todos os tempos. … Das 8 bilhões de pessoas na Terra, acho que todos vão querer ter o Optimus.”

Servir bebidas ou cuidar de um bebê: logo os robôs poderão fazer de quase tudo – Imagem: Tesla
Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.