IA do Google vai te recomendar a melhor opção para sua compra

Novos recursos oferecem recomendações personalizadas e resumos inteligentes para facilitar a escolha de produtos
Leandro Costa Criscuolo15/10/2024 21h47, atualizada em 01/11/2024 14h11
google-shopping-1920x1080
Imagem: T. Schneider/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Siga o Olhar Digital no Google Discover

Após integrar a IA generativa nas pesquisas em 2023, o Google está agora aprimorando sua aba de Compras com essa tecnologia. Anunciado nesta terça-feira (15), o novo recurso permitirá que os usuários recebam recomendações de produtos mais precisas, baseadas em suas buscas específicas.

Ofertas

Quando um usuário pesquisa um item, como “jaqueta de inverno masculina para Seattle”, a página de resultados apresentará um resumo gerado por IA com dicas relevantes para a compra.

Por exemplo, ela pode sugerir priorizar jaquetas com resistência à água e considerar isolamento para o clima. Essa abordagem é similar às Visões gerais de IA que o Google introduziu anteriormente, embora o recurso tenha enfrentado problemas com informações incorretas.

Lista de compras personalizada com IA

  • Além dos resumos, a IA também será utilizada para recomendar produtos, com descrições que explicam por que eles podem ser adequados.
  • O Google categorizará os produtos e oferecerá filtros para personalizar ainda mais os resultados, como tamanhos ou disponibilidade local.
  • Será possível acessar a lista produtos sugeridos por categorias, como os “mais adequados para o frio”.
google
IA do Google vai recomendar produtos na aba de Compras do buscador – Imagem: monticello/Shutterstock

Leia mais:

Outra novidade é o feed de compras rolável, que exibe produtos e vídeos com base nas preferências do usuário, semelhante ao estilo do TikTok. Esse formato foi pensado para aumentar o engajamento, mostrando continuamente itens que possam interessar ao usuário.

O Google uniu 45 bilhões de listagens de produtos do Google Shopping Graph com modelos Gemini para transformar a experiência de compras. Os novos recursos estarão disponíveis nos EUA nas próximas semanas.

Feed de compras vai mostrar produtos com base nas suas preferências – Imagem: sdx15/Shutterstock
Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.