Este robô de quatro patas sobe escadas em velocidade impressionante

Dispositivo que inspeciona locais, como fábricas e minas, ganhou nova versão, com ganchos nas "patas", que agora lhe permitem subir escadas
Por Leandro Costa Criscuolo, editado por Rodrigo Mozelli 15/10/2024 08h40, atualizada em 01/11/2024 14h11
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O robô quadrúpede ANYmal (sim, o trocadilho é intencional), desenvolvido pelo ETH Zurich, é um modelo versátil que pode andar sobre quatro pernas, rolar sobre rodas, ficar em pé, manusear caixas e, agora, subir escadas bem rápido.

Robô subindo uma escada
Modelo consegue subir escadas rapidamente (Imagem: Reprodução/YouTube/Robotic Systems Lab: Legged Robotics at ETH Zürich)

Desde sua primeira apresentação em 2017, quando conquistou a capacidade de usar elevadores, o ANYmal se tornou comercialmente disponível por meio da startup ANYbotics, com versão com rodas, chamada Swiss-Mile.

O ANYmal caminha a velocidade de 0,75 m/s e opera entre 90 a 120 minutos com uma única carga de bateria. Equipado com sensores avançados, incluindo módulo LiDAR de 360 graus e câmeras de detecção de profundidade, ele é capaz de realizar inspeções autônomas em ambientes complexos, como fábricas e minas.

Leia mais

Robô quadrúpede ganha mais capacidades de escalar, explorar e inspecionar ambientes complicados (Imagem: ETH Zurich)

Para superar a limitação de não conseguir subir escadas, uma equipe de pesquisadores substituiu os pés do robô por apêndices em forma de gancho. Essa nova configuração permite que o ANYmal aplique força compressiva e de tração nos degraus, estabilizando seu centro de massa enquanto sobe.

Treinamento com aprendizado de máquina

  • Os cientistas utilizaram abordagem de “aprendizado por reforço” para treinar o robô;
  • Um professor virtual ensinou um aluno virtual a navegar escadas usando dados sensoriais, integrados ao software do robô;
  • Em testes, o ANYmal modificado teve taxa de sucesso de 90% em subir escadas com ângulos entre 70 e 90 graus, subindo 232 vezes mais rápido do que outros robôs quadrúpedes ou bípedes;
  • Essa evolução marca avanço significativo nas capacidades dos robôs em ambientes desafiadores.

No vídeo abaixo, é possível ver o ANYmal em ação, e toda sua habilidade de subir escadas:

Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Rodrigo Mozelli é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e, atualmente, é redator do Olhar Digital.