O robô quadrúpede ANYmal (sim, o trocadilho é intencional), desenvolvido pelo ETH Zurich, é um modelo versátil que pode andar sobre quatro pernas, rolar sobre rodas, ficar em pé, manusear caixas e, agora, subir escadas bem rápido.

Desde sua primeira apresentação em 2017, quando conquistou a capacidade de usar elevadores, o ANYmal se tornou comercialmente disponível por meio da startup ANYbotics, com versão com rodas, chamada Swiss-Mile.
O ANYmal caminha a velocidade de 0,75 m/s e opera entre 90 a 120 minutos com uma única carga de bateria. Equipado com sensores avançados, incluindo módulo LiDAR de 360 graus e câmeras de detecção de profundidade, ele é capaz de realizar inspeções autônomas em ambientes complexos, como fábricas e minas.
Leia mais
- Boston Dinamics apresenta novo Atlas, seu robô humanoide; conheça
- ChatGPT ensina cão-robô a andar em bola de pilates
- Idosos vão receber cães-robô em projeto na Inglaterra

Para superar a limitação de não conseguir subir escadas, uma equipe de pesquisadores substituiu os pés do robô por apêndices em forma de gancho. Essa nova configuração permite que o ANYmal aplique força compressiva e de tração nos degraus, estabilizando seu centro de massa enquanto sobe.
Treinamento com aprendizado de máquina
- Os cientistas utilizaram abordagem de “aprendizado por reforço” para treinar o robô;
- Um professor virtual ensinou um aluno virtual a navegar escadas usando dados sensoriais, integrados ao software do robô;
- Em testes, o ANYmal modificado teve taxa de sucesso de 90% em subir escadas com ângulos entre 70 e 90 graus, subindo 232 vezes mais rápido do que outros robôs quadrúpedes ou bípedes;
- Essa evolução marca avanço significativo nas capacidades dos robôs em ambientes desafiadores.
No vídeo abaixo, é possível ver o ANYmal em ação, e toda sua habilidade de subir escadas: