Projeto da Adobe quer revolucionar produções audiovisuais

Novo protótipo permite gerar trilhas sonoras e efeitos sonoros com texto, reconhecimento de objetos e gravações vocais
Por Leandro Costa Criscuolo, editado por Bruno Capozzi 15/10/2024 19h34
adobe
Imagem: mindea/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O visual talvez seja o mais importante, mas áudio também desempenha um papel fundamental quando falamos da criação de bons vídeos. Pensando nisso, a Adobe apresentou em uma conferência o Project Super Sonic, um protótipo experimental que promete revolucionar a produção de áudio para vídeos.

Esse projeto permite gerar rapidamente efeitos sonoros e trilhas sonoras usando texto, reconhecimento de objetos e até gravações da própria voz.

Embora a capacidade de criar áudio a partir de texto não seja uma novidade, a Adobe inova ao oferecer dois modos adicionais: um que utiliza modelos de reconhecimento de objetos, permitindo que os usuários cliquem em partes específicas de um vídeo para gerar sons, e outro que permite que os usuários imitem sons, com a ferramenta gerando automaticamente o áudio correspondente.

Leia mais:

Tela de edição no Adobe Premiere
Novos recursos de IA vão garantir criações que exploram mais a criatividade dos usuários do Adobe (Imagem: Divulgação/Adobe)

Mais controle aos criadores de conteúdo audiovisual

  • Justin Salamon, chefe de IA de Design de Som da Adobe, enfatizou que a proposta é dar mais controle aos criadores, transformando o processo de produção sonora em uma ferramenta expressiva.
  • A ferramenta analisa características vocais e sonoras para orientar a geração de áudio, podendo também responder a outros sons, como palmas ou instrumentos musicais.
  • O Project Super Sonic é parte das “sneaks” do Adobe Max, que são demonstrações de recursos experimentais em desenvolvimento.

Embora muitos desses projetos possam se integrar ao Creative Suite da Adobe, não há garantias. No entanto, a equipe que trabalha no Super Sonic também esteve envolvida em outras inovações, como a parte de áudio do modelo de IA generativa Firefly, aumentando as expectativas de que o projeto avance para produção.

Adobe
A partir de texto, será possível gerar efeitos sonoros com facilidade – Imagem: DANIEL CONSTANTE/ Shutterstock
Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.

Ícone tagsTags: