Dona do TikTok demite estagiário por sabotar projeto de IA

Estagiário da ByteDance teria interferido no projeto com más intenções, o que levou a empresa chinesa a lhe demitir
Por Leandro Costa Criscuolo, editado por Bruno Capozzi 21/10/2024 14h52
Fachada da ByteDance
Imagem: Tang Yan Song/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A ByteDance, empresa dona do TikTok, demitiu um estagiário por suposta sabotagem em um projeto de inteligência artificial. A companhia anunciou que a demissão ocorreu em agosto, após o estagiário ter “interferido maliciosamente” no treinamento de modelos de IA. As informações são do The Guardian.

A ByteDance, que se destacou com o TikTok e seu equivalente chinês, Douyin, se tornou uma das principais forças em mídia social. Neste momento, a empresa está investindo em IA generativa e lançou o chatbot Doubao, que compete com o Ernie da Baidu.

Leia mais:

Celular com logotipo do TikTok na tela em cima do logotipo da ByteDance
ByteDance, que controla o TikTok, está investindo em projetos de IA (Imagem: Ascannio/Shutterstock)

Demissão do estagiário gerou repercussões

  • Recentemente, a ByteDance também lançou fones de ouvido sem fio que se conectam ao Doubao, permitindo interações diretas.
  • A demissão do estagiário gerou rumores nas redes sociais chinesas, e a empresa afirmou que a situação não afetou seus produtos e modelos de linguagem.
  • A ByteDance desmentiu exageros sobre a escala da interrupção, incluindo rumores de que milhares de unidades de processamento gráfico foram impactadas e de perdas financeiras significativas.
  • A empresa também informou a universidade do estagiário sobre sua conduta.

Esse incidente ocorre em um contexto de crescente atenção às empresas de tecnologia, especialmente em relação à segurança dos modelos de IA. A ByteDance enfrenta pressão nos EUA, onde tem até janeiro para vender sua participação no TikTok, devido a preocupações de segurança nacional.

A empresa nega qualquer ligação com o governo chinês, e também já deixou claro que não vai alienar o TikTok deu seu controle, já que, segundo a empresa, esta separação “não é possível do ponto de vista tecnológico, comercial, ou legal”.

tiktok
TikTok ainda corre risco de ser banido nos EUA caso não se desvincule da ByteDance – Imagem: Ringo Chiu/Shutterstock
Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.