Dinossauro desconhecido pode ser ‘primo’ do Tiranossauro rex

Pesquisadores revelaram que os ovos provavelmente pertencem a uma espécie nunca antes vista de dinossauro terópode não aviário
Por Alessandro Di Lorenzo, editado por Bruno Capozzi 22/10/2024 13h50
Tiranossauro-rex-1-1920x1080
Imagem: Herschel Hoffmeyer/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Pesquisadores localizaram os menores ovos de dinossauro não aviário da história na China. Cada um do tamanho de uma uva, eles foram desenterrados em um canteiro de obras perto de Ganzhou, no sudeste do território chinês.

Ovos foram encontrados em rocha de cerca de 80 milhões de anos

  • De acordo com os cientistas, os seis ovos foram atribuídos a uma espécie nunca antes vista.
  • Eles foram encontrados em uma rocha que remonta a cerca de 80 milhões de anos, durante o período Cretáceo.
  • O menor ovo tem apenas 2,9 centímetros de comprimento, quebrando o recorde anterior de um dinossauro não aviário localizado no Japão e que media 4,5 cm, de acordo com o Guinness World Records.
Ovo tem poucos centímetros de comprimento e foi encontrado na China (Imagem: Universidade de Geociências da China)
Imagem: Universidade de Geociências da China

Leia mais

Ovos pertenceriam a espécie parente do Tiranossauro rex

Em um estudo publicado na revista Historical Biology, os pesquisadores revelaram que os ovos provavelmente pertencem a uma espécie nunca antes vista de dinossauro terópode não aviário. Eles seriam atribuídos a um grupo de animais bípedes e predadores, como o famoso Tiranossauro rex.

A espécie em questão foi chamada de Minioolithus ganzhouensis. Atualmente, não está claro o quão grande estas criaturas poderiam ser após a eclosão dos pequenos ovos.

A análise detalhada das cascas fossilizadas usando microscopia eletrônica de varredura revelou que a estrutura interna dos ovos permaneceu quase completamente intacta. Estudos futuros sobre esses ovos podem revelar mais sobre a biologia reprodutiva destes dinossauros.

Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.