Cruise tem perdas bilionárias enquanto busca retomar operações de robotáxis

Mesmo com progresso em testes, subsidiária da GM luta contra desafios financeiros e busca novos modelos de financiamento para sua frota
Por Leandro Costa Criscuolo, editado por Rodrigo Mozelli 23/10/2024 03h30, atualizada em 01/11/2024 14h15
Modelo de táxi autônomo da Cruise
Empresa entrou em hiato após acidente envolvendo um de seus modelos (Imagem: Phil Pasquini/Shutterstock)
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A Cruise, subsidiária da General Motors (GM) focada em robotáxis, continua enfrentando grandes perdas financeiras, mesmo com a maioria de sua frota de veículos autônomos paralisada.

No terceiro trimestre de 2024, a empresa registrou perda de US$ 435 milhões (cerca de R$ 2,2 bilhões), melhorando em relação aos US$ 791 milhões (aproximadamente R$ 4 bilhões) perdidos no mesmo período de 2023.

Desde grave acidente em outubro de 2023, que deixou uma pedestre ferida, a Cruise está em hiato, embora tenha iniciado testes nos estados de Arizona e Texas (ambos nos Estados Unidos) e planeje lançar veículos dirigidos manualmente na área da baía de São Francisco ainda este ano.

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Cruise ainda não voltou a operar normalmente após acidente com carro autônomo (Imagem: Michael Vi/Shutterstock)

A transparência financeira da Cruise se destaca no setor, com a GM divulgando detalhes, como receita de US$ 26 milhões (cerca de R$ 130 milhões) e despesas de US$ 442 milhões (aproximadamente R$ 2,2 bilhões) no terceiro trimestre.

GM se mantém otimista em meio às perdas financeiras

  • Apesar das críticas e das consideráveis perdas acumuladas, a CEO da GM, Mary Barra, mantém otimismo em relação à tecnologia de veículos autônomos;
  • Ela já implementou mudanças na Cruise, demitindo 25% da equipe e cancelando projetos não viáveis, como o ônibus autônomo Origin;
  • Conforme o The Verge, durante evento recente, Barra afirmou que a GM continuará a ser cautelosa com os investimentos na Cruise, prevendo que as perdas não ultrapassarão US$ 2 bilhões (cerca de R$ 10 bilhões) em 2025;
  • Além disso, ela anunciou que novidades sobre um “modelo de financiamento” para a Cruise serão reveladas em breve, sugerindo que novos parceiros poderão ajudar a suportar os custos da operação.

Embora a indústria de veículos autônomos ainda não tenha encontrado um caminho claro para a lucratividade, a GM espera demonstrar que a tecnologia pode ser segura e rentável no futuro.

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GM já realizou cortes na Cruise e busca financiamento para conseguir fazer a divisão de robotáxis ser rentável (Imagem: Iv-olga/Shutterstock)
Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Rodrigo Mozelli é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e, atualmente, é redator do Olhar Digital.