Caça da FAB cai no Rio Grande do Norte durante voo de treinamento 

Piloto conseguiu se ejetar e foi resgatado por equipe da própria Força Aérea Brasileira com luxação no ombro
Por Bruna Barone, editado por Rodrigo Mozelli 23/10/2024 01h36, atualizada em 01/11/2024 14h22
Fumaça preta no céu após queda do caça
Nuvem de fumaça preta após queda de caça da FAB (Imagem: Reprodução/Redes Sociais)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Um caça da Força Aérea Brasileira (FAB) caiu na Grande Natal na tarde desta terça-feira (22) durante um voo de treinamento. Segundo informações da Agência Brasil, o avião foi encontrado em área de mata desabitada próxima a condomínios residenciais em Parnamirim (RN).

O piloto conseguiu se ejetar da aeronave F-5M, foi socorrido e levado ao Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, em Natal (RN), com luxação no ombro. Ele passou por exame de tomografia e foi liberado.

O Corpo de Bombeiros foi acionado para conter o avanço do fogo na vegetação e evitar danos maiores. Segundo a FAB, o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) vai investigar o acidente.

Leia mais:

Acidente assustou população local

Moradores da região registraram o momento da queda do caça e contaram que ouviram um barulho muito alto antes de surgir uma nuvem de fumaça. “Foi um estrondo muito alto, fora do comum. Os aviões estão passando por aqui nessa região por conta da Cruzex, em treinamento. A base aérea é muito próxima dessa região”, disse, ao g1, o morador Jocaff Souza.

“Estava trabalhando no condomínio quando a gente percebeu o avião soltando como se fossem umas bolas de fogo. Ele foi se afastando para a área de mata até que caiu e logo subiu uma nuvem de fumaça”, contou à reportagem o pintor Wemerson Oliveira, que trabalhava em condomínio nas proximidades do local da queda.

Modelo F-5M que caiu durante voo em Parnamirim (RN) (Imagem: Divulgação/FAB)

O treinamento faz parte da preparação para o Exercício Cruzeiro do Sul (Cruzex), exercício multinacional e operacional organizado pela FAB. O evento acontece entre os dias 3 e 15 de novembro na Base Aérea de Natal (RN) e vai reunir 16 países, mais de dois mil militares e cerca de 100 aeronaves, entre brasileiras e estrangeiras.

Esse é o maior treinamento multinacional de guerra da América Latina, com mais de 1,5 mil horas de voo, e também envolve Exército e Marinha.

Bruna Barone
Colaboração para o Olhar Digital

Bruna Barone é formada em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero. Atuou como editora, repórter e apresentadora na Rádio BandNews FM por 10 anos. Atualmente, é colaboradora no Olhar Digital.

Rodrigo Mozelli é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e, atualmente, é redator do Olhar Digital.