Volkswagen revive antiga marca Scout; veja os futuros modelos

Os modelos Scout Traveler e Terra prometem atender consumidores americanos com inovação em tecnologia e um toque nostálgico
Por Leandro Costa Criscuolo, editado por Bruno Capozzi 25/10/2024 19h22, atualizada em 28/10/2024 21h45
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A Scout Motors, uma subsidiária do Grupo Volkswagen, apresentou dois novos veículos elétricos (EVs) que visam atrair consumidores americanos com um design robusto que valoriza a mecânica em detrimento da digitalização.

Os modelos incluem o SUV Scout Traveler e a picape Scout Terra, ambos com uma opção de gerador a gás integrado, chamado Harvester, que remete às origens da marca com o International Harvester Scout dos anos 1960.

Os novos EVs não estarão disponíveis até 2027, apesar de planos iniciais de lançamento para 2026. Ambos contarão com um chassi de carroceria sobre chassi, um motor que oferece 1.000 libras-pés de torque e uma aceleração de zero a 97 km/h em 3,5 segundos em algumas versões.

Espera-se que os modelos elétricos ofereçam até 563 quilômetros de alcance, com a opção de variantes que superam 805 quilômetros com o gerador a gás.

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Novos veículos elétricos da Scout terão gerador a gás integrado – Imagem: Scout Motors

Venda dos veículos não deverá ter intermédio de concessionárias

  • O CEO da Scout, Scott Keogh, reconheceu os desafios da indústria automobilística e enfatizou que a inclusão do gerador não compromete a experiência elétrica do veículo.
  • Os novos modelos serão projetados para atender às exigências off-road e on-road, com recursos robustos, como pneus de até 35 polegadas e capacidade de reboque de até 4,54 toneladas.
  • A Scout planeja vender seus EVs diretamente aos consumidores, evitando concessionárias, e os preços devem começar abaixo de US$ 60.000, com potencial para ficar abaixo de US$ 50.000 com incentivos.

Os veículos serão projetados em Michigan e fabricados em uma nova planta de US$ 2 bilhões na Carolina do Sul, com capacidade para produzir 200 mil EVs por ano. As reservas podem ser feitas com um pagamento reembolsável de US$ 100.

Reservas para os veículos já podem ser feitas, mas o lançamento deles ainda deve demorar quase três anos – Imagem: Scout Motors

O relançamento da Scout aproveita a história da International Harvester Company, que fabricou o clássico Scout entre 1960 e 1980. A marca foi adquirida pela VW em 2021.

Scout 80, de 1980, produzido pela Harvester. O modelo está no Petersen Automotive Museum, em Los Angeles, na Califórnia. Foto: SunflowerMomma/Shutterstock
Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.