Meta está criando seu próprio mecanismo de busca

Após impactos de privacidade da Apple, a empresa se concentra em desenvolver sua própria tecnologia de busca e aprimorar seu chatbot
Leandro Costa Criscuolo28/10/2024 21h00, atualizada em 01/11/2024 14h17
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Após enfrentar desafios devido a um recurso de privacidade da Apple, a Meta busca reduzir sua dependência do Google e da Microsoft. Segundo o site Information, a empresa está desenvolvendo um mecanismo de busca para seu chatbot e recentemente fez uma parceria com a Reuters para aprimorar suas respostas em notícias.

A Meta estaria indexando a web há pelo menos oito meses, com a intenção de integrar esses índices ao Meta AI, criando uma alternativa ao Google Search e ao Microsoft Bing.

Embora tenha divulgado sua tecnologia de rastreamento da web, a empresa não confirmou abertamente a construção de um mecanismo de busca. O projeto é liderado por Xueyuan Su, gerente sênior de engenharia.

Leia mais:

Logo do Meta AI em um smartphone
Meta AI seria concorrente direto a buscadores populares como Google e Bing (Imagem: Mamun_Sheikh/Shutterstock)

Meta quer depender menos de outras empresas

  • Essa iniciativa é uma resposta direta às dificuldades enfrentadas devido à dependência de grandes empresas de tecnologia,
  • Este contexto ficou evidenciado pelo impacto financeiro do App Tracking Transparency da Apple, que resultou em uma perda estimada de mais de US$ 10 bilhões em receita publicitária para a Meta.
  • O CEO Mark Zuckerberg busca maior autonomia para evitar situações semelhantes no futuro.

Os investimentos que a Meta já destinou para a inteligência artificial parecem ter trazido resultados, com Zuckerberg anunciando recentemente que a Meta AI já conta com mais de 185 milhões de usuários ativos semanais.

Em comparação, a OpenAI relatou que conta atualmente com 250 milhões de usuários semanais para o ChatGPT.

Meta
Meta ainda não confirmou de maneira oficial que está desenvolvendo seu mecanismo de busca próprio (Imagem: Ink Drop/Shutterstock)
Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.